domingo, 4 de outubro de 2015

30.09 e 01.10.2015 - Branne (F) - Zumaia (E) - Aranda del Duero

Dias 23 e 24 - Fronteira França (Hendaye) - Espanha (Irun)

Local onde passamos a noite em Branne...

Vamos por estradas pela região de Entre-Deux-Mers, justamente porque fica entre os Rios Garonne e Dordogne. Não tão reconhecida quanto à qualidade de seus vinhos mas com alguns rótulos conceituados com AOC (denominação de origem): Haut-Benauge, Cadillac e outros.

Saímos sem tomar café e aqui paramos com essa vista da porta do motorhome

Nosso plano hoje é entrar na Espanha, pela cidade de Hendaye-Irun, onde estivemos em 2010, 2011 não lembro com exatidão ... quando fizemos o trecho do Caminho do Norte  que vai pelo País Basco até Bilbao. Um Caminho maravilhoso!

Atravessamos Bayonne (foto acima), que é a capital do País Basco Francês e Biarritz , balneário para endinheirados
                                                         St-Jean-de-Luz: aldeia de pescadores e porto natural. Curiosidade histórica: aqui em 1660, ocorreu o casamento de Luís XIV com a infanta Maria Teresa da Espanha, união que esperava-se selaria a união de França e Espanha. Mas no fim acabou envolvendo os 2 países na Guerra da Sucessão Espanhola. É muita história, muita nobreza e por conseguinte ... muitas intrigas ...

Antes de atravessar a fronteira paramos num McDonalds para tomar 2 cafés e objetivo maior ... usufruir um pouco da @ e ver as notícias dos últimos dias ...
              Ponte que marca a fronteira entre França (Hendaye) e Espanha (Irun)
Quando fizemos o Caminho do Norte atravessamos a pé essa ponte, já com a mochila nas costas.
Como o litoral nessa região é muito recortado viemos pela Autovia, pedagiada. Aqui funciona assim: quando entramos na estrada pegamos um ticket e ao sair o pagamento é referente aos kms rodados nesse trecho.
Saímos em direção a Zumaia, uma das paradas do Caminho. Camping 4 estrelas, semi-vazio e com todas as facilidades que amenizam o seu fim de dia.
Dia seguinte ...,
Nos preparativos diários : olhar água e óleo, abastecer a caixa de água potável e partir. Silvano já queria pegar a Autovia, mas viemos pelo litoral até Deba para relembrar alguns trechos caminhados. Em Deba, pensamos em Henrique, de Jaguarão, que tem seus antepassados nessa região.
                                      Marcação do Caminho de Santiago, num sobe e desce semfim ...salvadoras setas amarelas ... cidades estão à beira-mar e as trilhas galgam as montanhas, tudo bem que não são alturas exageradas mas é subir e descer o tempo todo!
                              Mirante em Deba com os "alcantilados" no mar, essas pedras que avançam mar adentro

Nesse ponto voltamos para a Autovia ...
A estrada que nos levará a Arganda del Rey atravessa Vitoria-Gasteiz;  Burgos, outro marco mítico do Caminho de Santiago (ao longe vemos as agulhas da Catedral) e a paisagem muda radicalmente:
árida, com vegetação rasteira e cor amarela ou cinza

Nosso guia de camping nos indicava Aranda de Duero como objetivo do dia. Nada como estar preparado para as surpresas do caminho ... Fechado ... Um senhor que por ali estava (eu não o vi, Silvano conversou com ele) disse que poderíamos dormir ali na entrada. E assim olhando pela cerca a piscina ainda cheia, água limpinha ... nos quedamos do lado de cá da cerca ...
Nada como estar com os tanques de água limpa cheios. Fiz o jantar enquanto estava claro, arrumei os "trens" e  depois à luz de velas jogamos "caxeta".

E tomamos as cervejas feitas à base de conhaque! Buenas!

Bom dia ... só nos falta 200 km para Arganda del Rey!

Falamos com Hilário e fomos direto para o camping. Almoçamos e organizamos as coisas para levar. Por volta de 16:00 horas ele nos resgatou.

E aqui estamos ... hoje é sexta-feira dia de sair de "tapas" e a beber com os amigos.

Ocorre esses dias a VII Ruta de la Tapa de Arganda: com o patrocínio da Cerveza Mahou
- 21 estabelecimentos participam dessa rodada
- cada bar/restaurante oferece uma "tapa"=petisco e uma cerveja Mahou pequena por 2,20
- a brincadeira é que se pede somente uma vez, toma-se a cerveja e vamos a outro bar que a turma tenha ouvido boas referências ou por gosto
- depois de comer a tapa, carimba-se a credencial e vamos dando notas a cada "tapa"
- ao final da Ruta, entregamos essa credencial e aí saberemos qual a "tapa" que mais agradou nesse ano ... vamos a contribuir ...

Algo semelhante ocorre com o www.comidadebuteco.com.br, que teve início em  BH.

Arganda del Rey : para homenagear a presidentedilmal vou usar suas palavras ... Arganda tem sua história desde quando a "humanidade se tornou humana" ou podemos dizer "quando nós mulheres nos tornamos sapiens"

Há registros de idades distintas: neolítico, ferro, bronze ou com celtas, romanos, árabes ... uma mescla.
Atualmente sua população é de +- 60.000 com +- 80 etnias diferentes , com os romenos em primeiro lugar e paquistaneses em segundo ...
Pertence à Comunidade Autônoma de Madrid e dista 25 km da Capital.