terça-feira, 20 de outubro de 2015

19 e 20.10.2015 - Huelva (Espanha) - Tavira (Portugal)

Dias 42 e 43, segunda e terça-feira
Vamos passar batido por Huelva, mais uma cidade pulada!
Fomos até a praia de Punta Úmbria, típica cidade de veraneio ... muitos, mas muitos mesmo, hotéis, resorts, apartamentos e casas para alugar. Na temporada isso deve ferver.


 Paraje Natural Enebrales de Punta Úmbria: ecossistema de dunas de transição com bosque misto de enebros e sabinas, atualmente escasso no litoral da Andaluzia e em processo de recuperação




A cidade é de veraneio mas pelo que pudemos observar tem vida em outras temporadas, menos claro, mas não "fecha" para balanço ... pelo menos agora, no invernão sei não!


Huelva está situada na margem esquerda do Rio Odiel.
Já na periferia da cidade encontramos o Monumento "A la Fé Descubridora" também conhecido como "Monumento a Colón" : situado na confluência dos Rios Tinto e Odiel para homenagear Cristóvão Colombo que daqui partiu para "descobrir" a América.
Representa a figura de um frade franciscano do Monastério de La Rábida que tiveram um papel importante de apoio a Colombo em sua partida para a "gesta descubridora".
Com 37 mts de altura a figura humana está apoiada sobre a cruz de Tau , símbolo franciscano - olhando para o horizonte.
Em seu pedestal, baixos-relevos representam as culturas asteca, inca, maia e a cristã.
Realizado em 1929 pela escultora norte-americana G.V.Whitney.


O município vízinho é Palos de la Frontera e ali se encontra o Complexo de La Rábida : Monastério de Santa Clara, Jardim Botânico, Forum Iberoamericano, Molhe das Caravelas, Monumento aos Descobridores ...
Em 1983 iniciaram-se os estudos para construção das réplicas das embarcações que em 1492, com Colombo, chegaram à América ...
E em 1992, na comemoração dos 500 anos desse feito as embarcações - Santa Maria, Pinta e Nina - participaram das festividades da Exposição Universal de Sevilha 
O atual edifício foi construído em março de 1994 e possui um Centro de Interpretação relativo à viagem com documentos, mapas, armas e como era a vida na sociedade do século XV. 
 Na parte de trás do Museu estão fundeadas e abertas para visitação. 
Bem, para visitação para quem vai no dia e horas adequadas: hoje é segunda-feira e como sói ocorrer nesses dias ... o Museu estava fechado ... e chovendo.
 Resultado: tivemos que espiar pelos vidros, olhar pelos fundos e depois se informar no tio google.
Mas mesmo de fora a gente consegue ver quão pequenas eram essas embarcações ... mas o desconhecido por vezes não gera medo e os homens iam com toda disposição! E voltavam ...  


Cristóvão Colombo e a Coluna comemorativa dos 400 anos da "descoberta" da América. Inaugurada em 12-Outubro-1892, Dia da Hispanidade

 Monastério de Santa Maria de La Rábida: desde o século XIII os monges já estavam nessa região, estuário onde se juntam os Rios Odiel e Tinto. O mosteiro é do século XIV-XV.
Diz a lenda que aqui pernoitou Colombo antes de partir para a empreitada maior de sua vida.
 Portas em arco no estilo mudéjar (mourisco): depois que os árabes foram expulsos da Península Ibérica restaram as influências, afinal foram séculos de convivência. Entre os séculos XII e XVII houve uma reinterpretação dos estilos artísticos cristãos (românico, gótico e renascentista) com os elementos da arte islâmica. Estilo típico da região ibérica e também nas colônias espanholas.
 Por aqui também passaram outros exploradores: Hernan Cortés, Gonzalo de Sandoval, Francisco Pizarro ... e por esse motivo a região tem o roteiro Los Lugares Colombinos. 
Nessa igreja está a imagem de Nossa Senhora dos Milagres onde, segundo a mesma lenda, o mesmo Colombo orou para o bom início de sua aventura.
Mas como vocês já sabem ... só vimos por fora e no intervalo da chuva. 
E para terminar sobre Palos de la Frontera: típica cidade andaluza com casas brancas e luminosas e plantações de morangos ... doces e grandes morangos!

Vamos que já se faz hora: Portugal nos chama! Paramos em Cartaya para comprar comida e almoçar no Carrefour.

A Ponte Internacional do Guadiana, liga Ayamonte (Espanha, Andaluzia) e Castro Marim (Portugal, Algarve). Inaugurada em 1991, com vão de 666 mts. e o vão central de 324 mts, o que a torna a terceira maior de Portugal.
As outras duas estão localizadas em Lisboa: Ponte Vasco da Gama e Ponte 25 de Abril.
Cá estamos, e já começamos com confusão ... logo após a travessia da ponte há uma sinalização que: automóveis com matrícula estrangeira devem pagar "portagem"=pedágio. Bem, acontece que a máquina é automática e não vende o tal bilhete. Como havia uma Oficina de Turismo fui perguntar e a atendente que já estava de saída ... perguntou-me
- Até onde vais?
- Tavira! 
- Ah! Só se vende o bilhete ao pé do Olhão! E aí já passou Tavira!
- Ah! E?
- Podes sair na segunda saída e aí não pagas nada ...
- Ah! Então tá ... 



Nem entramos e já estamos fazendo rolo, dando jeitinho! Saímos da expressa e fomos pela secundária. O que também não está errado, aqui temos opção de querer ou não pagar o pedágio. A questão era só a desinformação ... mas aí já estamos acostumados ...

40 km depois chegamos em Conceição , distrito de Tavira, onde está localizado o camping. Bom, bonito e barato ... e lotado de "gringos": franceses, ingleses e alemães ... 


Para amantes da bicicleta: 220 km de ciclovia por todo Algarve.

O Algarve é conhecido pela excelência de seu clima mas o dia seguinte à nossa chegada choveu, ventou, esfriou ... o que foi ótimo para termos a desculpa de ficar em casa ... diferentemente de nós, os gringos saem da mesma forma ou pelo menos a grande maioria deles. Tanto faz se chove ou não!

O que faz o Algarve ter se transformado no destino dos aposentados europeus! E cá estamos para descobrir se pode ser o destino de aposentados brasileiros, no caso, nós mesmos! Um pouquinho de geografia se me dão licença...
Algarve tem clima, cultura e paisagens diferentes do resto de Portugal.
Ao norte uma cadeia de montanhas, mesmo que não muito altas, impede que os ventos frios do norte aqui cheguem. Ao mesmo tempo, da África chegam as correntes de ar quentes. Conjunção perfeita para tornar o Algarve uma das regiões de veraneio  mais procuradas da Europa.
E com outro fator conveniente: o custo de vida relativamente baixo em comparação com outros países da Europa. Apesar de que dentro de nossa   vivência por aqui esses anos, a Alemanha em muitos aspectos nos surpreende.
Mas enfim: bons preços, bom clima, paisagem diversificada ... como nos disse uma comerciante: - por aqui, com o que ganham lá como aposentados vivem à larga ou à francesa ... estamos aqui para conferir se conseguimos viver à larga com o que ganhamos em reais ... A ver!  
Desde o tempo dos fenícios essa região é frequentada. Além disso 500 anos de dominação árabe - iniciada em 711 d.C. a 1249 - deixou marcas na arquitetura, chaminés e azulejos, laranjais e limoeiros onipresentes nas casas e ruas. 
Casas brancas, cidades encarapitadas no alto de colinas, cidades iniciadas por AL também demonstram a presença mourisca.
Algarve = Al-Gharb = O Ocidente , aqui era o extremo ocidental do Império Islâmico. Muita água já rolou por essas pontes.
Foi aqui no Algarve, no século XV, que Henrique, o Navegador fundou a Escola de Navegação de Sagres iniciando a era das explorações a partir da costa sul.
O famoso terremoto que destruiu Lisboa em 1755 aqui teve seu epicentro, ao sul de Lagos, capital da região na época e isso explica porque há poucas construções anteriores a essa data.
E por último, com a construção do aeroporto de Faro houve verdadeiro aumento do turismo internacional: campos de golfe, condomínios e resorts privados, marinas, praias de areia algumas quase douradas (parece estranho escrever isso, mas por aqui praia não é sinônimo de toalha e banho de sol): tudo para atrair uma turma de gente endinheirada. 
Mas não se preocupem também há divertimentos para os não tão endinheirados! Comida farta: na costa, peixes e frutos do mar; subindo as colinas e indo para o interior, um Algarve verde e rural se apresenta com carnes - porco, ovelha, cabrito, coelho - , embutidos e amêndoas, figos, uvas, mel
E vinhos, licores, queijos (conseguimos vencer nosso trauma de queijo de cabra e até estamos apreciando os mais "fraquinhos" porque aquele "cheiro" e um retrogosto sempre tem!  Acho que já deu para ter uma ideia do que o Algarve tem! 
E claro muita história! Só para exemplificar cidades com AL ... Albufeira, Alcoutim, Aljezur, Almancil, Alte, Alvor e por aí vai ...
 No camping além dos trailers e motorhomes há as Mobil-Homes : se você enjoar e quiser mudar de camping ou levar para sua casa fixa é só colocar em cima do caminhão e voilá ... mudar de endereço! 

Nenhum comentário:

15-10-2017 - Arganda del Rey - Madri - Granada

Um belo domingo de sol! Outono calorento! Céu azul! Hilário nos levou até o aeroporto Barajas 09:00 para “locar” um carro e bandear uns di...