quinta-feira, 1 de maio de 2014

25 e 26.04.2014 - Dias 38 e 39 - Stratford-upon-Avon

Amanheceu e a chuva e o vento não deram trégua! Por falar em vento essa viagem tem sido marcada por ele. Quase não pudemos abrir o toldo porque a ventania não permite ... mas como diz o Castilho: tá bom também!
O resultado é que acordamos, olhamos prá fora e achamos que não era um bom dia para passear, mesmo que fosse a tão esperada Stratford-upon-Avon: nem sou entendida em Shakespeare, mas é o Shakespeare! mesmo que tenha uma corrente que diga que ele nem existiu. Lenda ou não estamos aqui por causa dele. 
Aliás, nós e 3 milhões de turistas/ano mas vale lembrar que a cidade tem menos de 30.000 habitantes ... E por falar nesses números vou ser chata e dizer novamente: em 2012, segundo a Embratur, o Brasil recebeu 5,67 milhões de turistas, sendo 30% argentinos ... e não é por falta de atrativos, mas falta de infra-estrutura!!
Voltemos a Shakespeare e sua cidade natal: surgiu no tempo dos romanos , cidade-mercado e está na margem esquerda do Rio Avon, na região conhecida como coração da Inglaterra.
Como ficamos em casa tomamos vários chá-das-cinco acompanhados de biscoitinhos, lemos, sesteamos, jogamos dominó. Que baita vida dura!

Sábado, dia 26 e o dia amanheceu "lovely" , expressão tipicamente britânica "lovely day", pode até não estar essas coisas a nosso ver, mas se não estiver chovendo lá vem ...good morning ... lovely day!!!! Você sente a alegria da pessoa ao dizer essa expressão! Afinal estamos na primavera!
Mas o dia estava lovely mesmo!
Fomos de bicicleta para o centro, mas por via das dúvidas o guarda-chuva foi junto, porque a coisa mais fácil de ocorrer é mudança de tempo.



 Esse marco você encontra em muitas cidades: sinaliza a National Cycle Network número 5, uma das várias ciclovias que cruzam o país
Que mimoso! Na feira acarinhando a coruja e a outra de longe só cuidando!

No fim das contas foi uma baita sorte termos ficado em casa ontem! Hoje a cidade está fervendo para comemorar os 450 anos do grande bardo e dramaturgo! Tem eventos em praças, pátios e jardins. Tem bandas, bandinhas e orquestras. Toca-se de tudo, de clássica ao batuque. Uma festa para olhos e ouvidos. E um verdadeiro lovely day (por enquanto).



Edward VI Grammar School: acredita-se que ele estudou aqui


  
Compramos um passe que dá direito a visitar todas as casas que tem a ver com Shakespeare: onde nasceu, onde nasceu a mulher, onde morava a filha, onde está enterrado, etc.
 Não por menos a cidade respira Shakespeare

Nash's House: casa onde morou uma das filhas depois de casada


E  precisa de legenda! Desculpem a foto meio borrada ...

Nesses jardins que ficam nos fundos da Nash's House é que Shakespeare morreu de causas ignoradas

Na saída ganhamos bolo de aniversário ... Achei o máximo!
Próxima parada: Hall's Croft , casa de outra filha, a Susanna, casada com John Hall, médico. Além da visitação à casa pode-se ver uma exposição de objetos e instrumentos médicos dos séculos 16 e 17.
Quarto do casal e o "vaso sanitário" que não devia ficar aqui, mas prá demonstração aqui está
Para um bom inglês jardim é artigo indispensável, necessário, artigo de primeira necessidade. E como são agradáveis, cuidados e bonitos.
Atividades para crianças, lojinhas e cafeterias não faltam em nenhum canto.  

Próxima parada: Holy Trinity Church , onde está o túmulo não só dele mas da esposa e filhas, tem +- 800 anos. 

Se não souber onde é, siga a multidão e entre na fila
Meio ruim de ler mas é cópia das certidões de nascimento e óbito

Lá está! Lá está! E muitas flores enviadas por ocasião das comemorações. Faça sua "selfie" e desocupe espaço porque tem gente atrás de você esperando a vez... à esquerda de sua tumba está Anne, sua mulher e à direita outros membros de sua família
O busto dele foi erigido após 7 anos de sua morte, quando sua mulher e filhas ainda viviam
 Sede da Royal Shakespeare Theatre e Swan Theatre
 Como cidade-sede da RSC aqui acontecem as estréias das produções teatrais antes de serem encenadas em Londres
Rio Avon
 Hora do rango. Adivinhou?! Fish&Chips! Bom!
Essa boneca articulada participava dos desfiles e emocionava as pessoas com a música e sua performance
os 3 rapazes eram os articuladores da boneca: 1 para cabeça, outro mexia os braços e o outro os pés

Olha a alegria dos rapazes mexendo a  "boneca"

Casas com madeirame à vista estilo Tudor



Shakespeare's Birthplace  : com entrada por trás, pelo jardim

O quarto em que imagina-se que "ele" nasceu


 Nos jardins da casa que hoje recebe o nome de Shakespere's Birthplace




Para quem tem alguma intimidade shakesperiana a cidade encanta e arrasa. Respira Shakespeare. Para quem não curte muito vai achar que tudo não passa de uma disneylandia, com shakespeares de pelúcia, chaveiros, magnetos e lojinhas que vendem de um tudo relacionado ao tema. Mas quem não gosta de Shakespeare para que vai se deslocar da badalada Londres, em uma viagem de 2 horas de trem, para uma cidade minúscula que só tem um assunto?!? Enfim é de gosto de cada um!
Mas a maratona ainda não acabou, amanhã vamos até a casa onde Anne Hathaway nasceu, viveu e namorou com "ele" 


Nenhum comentário:

15-10-2017 - Arganda del Rey - Madri - Granada

Um belo domingo de sol! Outono calorento! Céu azul! Hilário nos levou até o aeroporto Barajas 09:00 para “locar” um carro e bandear uns di...