quarta-feira, 28 de maio de 2014

21 a 23.05.2014 - Dias 64 a 66 - Woolacombe - St Ives - Península Lizard

O dia amanheceu lindo: céu azul e sol ameno com vento na medida ... Seguimos na região de Devon seguindo o mar procurando por portos escondidos. 
Westward Ho! sim é com ponto de exclamação o nome da cidade, na verdade um resort ou balneário com praia de seixos. O nome da cidade é em decorrência de  um romance de Charles Kingsley cujo tema são marinheiros. Na verdade a cidade foi criada após a publicação do livro.
Aqui tem o mais antigo campo de golfe da Inglaterra ... cada cidade sempre arruma um motivo para ter a palavra - mais ou maior - qualquer coisa! 


Ainda bem que o "cidadão" tem uma Mercedes, se fosse um fusca como estaria presa sua placa?

Fácil adivinhar o sentido do vento!
Bude já faz parte da Cornualha: a costa voltada para o Atlântico é árida, muitas pedras mesclada com pequenas cidades tranquilas mas turísticas.

Esse canal foi construído no século 19 e tinha 56 km: era utilizado para transportar areia rica em calcário para o interior e ser utilizada como fertilizante.

Apesar dessa carinha pacata aqui já foi palco de batalha, tinha um porto muito movimentado e terra do "inventor esquecido" da Cornualha: Sir Godsworthy Gurney, que entre outras coisas inventou uma máquina a vapor e luzes giratórias para farol.
Pela bandeira desfraldada percebe-se que o vento voltou à ativa, demos uma volta no centro, compramos fish e chips para almoçar no MH

Boscastle é outra vila protegida pelo National Trust, não sei se comprada como Lacock mas as atrações turísticas são de responsabilidade do NT. O que é uma garantia que está bem cuidado e com qualidade.
O rio que atravessa a cidade é o Valency e desemboca no porto
Em 2004 uma chuva torrencial devastou a cidade, o rio subiu rapidamente carregando ávores, carros e pontes. Nenhuma pessoa morreu mas foram retiradas de helicópteros em uma grande operação 
Dizem que é o "maior" museu do mundo de Bruxaria


A foz do rio no porto protegido pelos rochedos. O acesso ao mar se dá por um canal escavado nas rochas

Olhe se não é um charme a cidade e o porto!?! 
Essa região é marcada pela literatura: outra pessoa que se inspirou nesses portos escondidos e utilizados pelo contrabando foi Daphne du Maurier (seu best seller é Rebeca) e escreveu em 1930 "Uma taberna na Jamaica" quando morou em Bodmin Moor.
Outro escritor, Henry Willianson escreveu "Tarka the otter" ambientado em North Devon e os locais por ele citados hoje fazem parte de uma trilha de quase 300 km, a Tarka Trail.

Por aqui corre a lenda do Rei Artur, para uns mito que virou lenda para outros a história de Artur baseada em fatos verídicos. Seja como for desde que ele retirou de uma rocha a espada Excalibur e se juntou aos Cavaleiros da Távola Redonda foi um campo fértil para historiadores, escritores e aficcionados.
Estamos em Tintagel : castelo construído +- em 1240. Quem construiu foi o Conde Richard da Cornualha convencido de que aqui havia nascido Artur. A realidade é que aqui foi encontrada nas escavações vestígios do século 5 e aí cada um decide o que pensar e acreditar...     
Subidas íngremes nos levam ao alto desse cabo rochoso recompensando com vistas maravilhosas e um mar de cinema.




São várias estruturas além do corpo principal do castelo: as fortalezas, capela, túnel, jardins, poços e sistema de distribuição de água 

Silvano brincando de tirar fotografia dele mesmo

Essas ruínas datam do século 12 e os mistérios provavelmente vão demorar muito para serem desvendados  

A cidade aproveita a tradição celta, a lenda do Rei Artur e por aí vai ...



Old Post Office , velho posto dos Correios foi restaurado e mostra como era a habitação da Cornualha no século 14

Tomamos uma cidra num pub do vilarejo e vamos correr atrás de camping. Nem sempre conseguimos pela internet ou guia "de papel", então temos de ter a sorte de encontrar um pelo caminho que estamos indo. 
Em Harlyn chegamos e a recepção já estava fechada. Nos instalamos, banheiros padrão 5 estrelas e o sol se escondendo depois das 22:00 hs

Dia seguinte também não tinha ninguém na recepção, mandava deixar 14 libras dentro de um envelope e aí tivemos prejuízo: não tínhamos dinheiro trocado e deixamos 20 ... 



O nome já me atrai - Gwennap Pit - e vamos por estradinhas à procura de um anfiteatro que foi utilizado quando o Metodismo estava sendo implantado na Inglaterra, com John Wesley. Estamos na comunidade de Busveal, perto de Redruth.


Essa depressão é resultante da atividade mineira da região e possui uma acústica extraordinária e é utilizado até os dias de hoje 

Como surgiu o Metodismo? ... senta que lá vem história ... Eram tempos difíceis nos idos de 1600-1700 ... pescadores, mineradores e agricultores tinham pouco tempo para atender as obrigações com a Igreja Anglicana, que é a religião oficial da Inglaterra.
O que John Wesley (1703-1791) fazia era dar maior liberdade aos frequentadores com flexibilidade das regras religiosas e facilidade de entendimento. As mensagens eram passadas através de cantos, na leitura "metódica" da Bíblia e com pregação em locais abertos, não tendo que ir necessariamente à igreja. Ele ia onde o "povo" estava. 
John veio para a Cornualha em 1743 e no início foi literalmente agredido pelos habitantes, mas não desistiu e a persistência operou milagres ... por volta de 1762 ele já pregava para comunidades com mais de 30.000 pessoas. Ele esteve 18 vezes nesse anfiteatro. 
Vista aérea do anfiteatro verde
Saíndo daqui vamos para Redruth para outra obrigação com o motorhome: trocar o para-brisa que está com rachadura e a rachadura insiste em aumentar. Silvano achou que dava para resolver com "cola" quente como se faz no Brasil. Nem pensar! O rapaz disse que não, a única solução é a troca, então tá ... já tínhamos agendado 5 dias antes e a troca ocorreu sem problemas e lá se foi mais um bocado de libras. Trocamos as palhetas para aproveitar o embalo e hoje já foram bem usadas: choveu bastante.


Forno das antigas mineradoras de estanho. A Cornualha foi um dos maiores produtores de estanho. A liga estanho-cobre (bronze) é conhecida desde 3.000 a.C. 
Vamos em direção a St. Ives e paramos num camping dentro de um pesque-pague, com uma dona muito velhinha, ao lado do lago e com banheiros enormes, tranquilamente maior que muito quarto por aí...Boa noite.


St. Ives era apenas uma vila de pescadores no século 19. Na virada do século 20 a quantidade de peixes diminuiu consideravelmente. A "salvação" da vila veio com a chegada da ferrovia, em 1877, que traziam os turistas.
E com os turistas chegaram os artistas atraídos pela luminosidade da região, entre eles, J.M.W.Turner. Várias casas ao lado do porto transformaram-se em ateliês e um foi chamando outro... e revelando artistas locais, ceramistas, escultores, pintores. Entre os nomes que se destacaram na arte abstrata da Europa estão Bárbara Hepworth, Bernard Leach, Patrick Heron.   

A pesca nunca mais foi a mesma mas os turistas não param de chegar e se admirar com St. Ives



Exposições de arte se escondem em vielas, porões e depósitos onde antigamente salgavam e embalavam os peixes

Tate St. Ives , "filial" da  Tate Gallery de Londres, dá destaque à obras de artistas da  região e temática da Cornualha

No hall de entrada obra de Patrick Heron "Janela de vidro colorido"

Mais uma igreja com destinação diferente: agora é Associação dos Pintores
 

Brasil nas vitrines de St. Ives

Nosso próximo destino é Zennor por estradas pontilhadas de ovelhas, pedras, flores e colinas






 Essa construção era uma ... igreja!


Pub Tinners Arms aqui esteve para uma temporada o escritor D.H.Lawrence com sua mulher Frieda (alemã) no período da primeira guerra. Escreveu "Mulheres Apaixonadas" e corre a fofoca que provocou muitas manifestações contrárias pelos exageros da perfomance do casal ... principalmente pelo fato de não serem casados.   
Vista da cidade inteira do alto da igreja e cemitério, em primeiro plano o pub Tinners Arms 

Dentro da igreja de Sta Senara esse banco tem escultura de sereia ... representando a história que no século 12 um corista foi seduzido pela sereia e o levou à morte com seu canto ... ou ... era para que estranhos não fossem olhar onde não deviam? Lembra que eu disse que essa região com angras escondidas serviam de esconderijo aos contrabandistas! 

As ruínas de mineração ao longo do litoral são lembranças de uma época de prosperidade no século 19, atualmente algumas dessas torres são Patrimônio da Humanidade da Unesco


Chegando em Land's End 

Ponto mais ocidental da Inglaterra famoso por sua paisagem com penhascos=cliffs, faróis de navegação e vida silvestre e natural da região 
Ano passado estivemos em John O'Groats, na Escócia ... quando você quer dizer que uma coisa é muito longe há um ditado ... "de John O'Groats a Land's End" ... 874 milhas=1398 km

Hora do café e partir indo para a outra pontinha da península com litoral marcado por rochedos de granito e vida animal "animada" ... 
Foi na cidade de Porthcurno que em 1880 foi lançado o primeiro cabo telefônico transatlântico. 
Mas viemos a Porthcurno para conhecer o Minack Theatre . O destaque dessa enseada é obra da determinação de uma mulher - Rowena Cade.


Mesmo olhando e admirando a maquete ainda assim cai o queixo quando vemos o teatro que foi construído na descida para o mar em meio às rochas 


O mar como pano de fundo e o teatro em estilo grego, construído na década de 30 cria um cenário indescritível. O ator de teatro ao chegar aqui deve tremer as pernas de emoção!
Capacidade: 800 pessoas, com direito a camarotes, cadeiras e "poleiro" para a plebe rude 


Cada cadeira tem escrito no encosto as peças que aqui já foram encenadas, no verão tem um festival de teatro concorrido e conhecido 

M A R A V I L H O S O !


Capuccino com esse visual nem Master paga! 



Como último lugar para ver passamos no St. Michael's Mount, que é semelhante ao Monte São Michel da Normandia (França).
É uma ilha e conforme a maré pode-se ir a pé e quando a maré está alta um pequeno feryboat faz a travessia. No alto tem um castelo aberto à visitação (não fomos) que já foi igreja, priorado, fortaleza. A família St. Aubyn é dona do castelo desde 1660 e quando foi igreja peregrinos medievais aqui vinham.
O Monte São Michel francês tem no topo a igreja e claustro e uma vila dentro das muralhas que recebe +- 3 milhões e meio de turistas/ano.
Chegamos no camping bem tarde, bom mas muito caro, Silvano regateou um pouco e ganhou um desconto. Boa noite... 

Nenhum comentário:

15-10-2017 - Arganda del Rey - Madri - Granada

Um belo domingo de sol! Outono calorento! Céu azul! Hilário nos levou até o aeroporto Barajas 09:00 para “locar” um carro e bandear uns di...