segunda-feira, 19 de maio de 2014

17 a 20.05.2014 - Dias 60 a 63 - Glastonbury - Plymouth - Appledore

Mudança de roteiro: vamos para Plymouth comprar a passagem de ferry para Espanha por não estarmos conseguindo datas adequadas pela internet, que aliás tem estado bem ruinzinha.


Wells é uma cidade tranquila, com mercado de rua e conhecida pela catedral imponente e imensa



Uma forma de não precisar varrer a rua: um riozinho se encarrega de deixar sempre limpo, quase desnecessário porque é difícil achar sujeira jogada na rua. Em cidades grandes até acontece, mas em cidade pequena ganha um doce quem achar lixo fora do lugar!
Mal chegamos e já esbarramos com a feira e o cheiro da comida já nos desencaminhou
Ao lado da Catedral tem a Residência do Bispo, ou, Bishop's Palace construído no século 13

Na fachada da catedral há 300 estátuas medievais de reis, cavaleiros, santos de vários tamanhos. Em frente tem um gramado imenso onde as pessoas tomam sol e fazem pic-nic.
A praça em conjunto com o Palácio Episcopal formam um conjunto harmonioso e nem parece que a igreja é grande demais para o tamanho da cidade (10.000 habitantes), imagine quando foi construída que devia ser bem menor.
A construção teve início em 1180 e essa fachada Oeste em 1230 

Nave central: 126,5 mt x 20,5 mt . Essas tesouras parecem um recurso atual mas foram construídas em 1338 para reforçar a estrutura da torre que estava caindo. Achei um espetáculo! Lindo! 

Não importa o ângulo em que você está observando: a harmonia e delicadeza das formas chamam a atenção




Repare nessas colunas! São 32 vigas saindo em forma de palmeira!

E esse anjinho! Tem cara de anjinho, pé de anjinho, mãozinha de anjinho! O "morto" em mármore é o Lorde Arthur Hervey, Bispo de Bath e Wells entre 1869 e 1894.
O que não pode faltar é o claustro, sempre um espaço de meditação e tranquilidade

Como o dia hoje vai ser corrido vamos "correndo" para o outro sítio que queremos visitar ... Cheddar Gorge ... sim, o queijo cheddar, mas não aquele que acostumamos a ver nos lanches do macdonalds, amarelo de doer.


 Gorge quer dizer garganta, desfiladeiro: a cidade acompanha o rio espremida contra a montanha






 O lema da cidade "The only cheddar made in Cheddar"
 Quem sabe faz ao vivo! É feito com leite de vaca não pasteurizado e depois fica nas cavernas da região, alguns por até 12 meses para maturação

 Na saída da fábrica tem degustação e uma infinidade de queijos para escolher. Impossível sair de lá sem Cheddar. E são muito bons!! 


Daqui fomos direto para o porto de Plymouth resolver a questão da passagem. Chegamos por volta das 19:00 hs e por sorte o guichê estava aberto. Vamos para a Espanha dia 25 mas antes temos alguns "problemas técnicos" a resolver com o motorhome: 1. o vidro trincou e está aumentando a rachadura, 2. o freio não anda se comportando muito bem. Duas coisas que não podem ser deixadas para depois. Vamos ter que consertar em libras!

Quando chegamos no camping a recepção já estava fechada, mas tem a área em que você pode se instalar com energia, usar os banheiros e amanhã faz o pagamento.

Dia seguinte é domingo ... não podemos ir atrás de consertar nada ... Temos uma semana para conhecer alguns trechos da Cornualha. 
A manhã foi um pouco tensa: atravessamos as Montanhas Dartmoor, com muita subida e descida e os freios não estavam nada confiáveis.
Paramos em Appledore, num camping bem baratinho e amanhã, segunda-feira, já vimos onde é a oficina especialista em freios.



Ao fundo a região dos moors : campos cobertos de urze e arbustos floridos. Flores, muitas flores: dedaleiras, cardo estrelado, prímulas ... 

A região de Devon e Cornualha caracterizam-se pelas cidades pequenas onde a vida rural predomina e a agitação urbana passa longe.

Appledore é um charme: antiga vila de pescadores, ruas e ruelas de pedra do século 18. Não tem mais de 3.000 moradores.

Situada na Foz do Rio Torridge o seu isolamento conseguiu manter o aspecto de "antigamente" 
O Museu conta a história dos antigos moradores que mudaram para a Austrália e explica o trabalho dos estaleiros locais e a construção naval que já foi muito importante.

Em todas as fachadas esse recado para alguém que anda querendo "mexer" com a biblioteca...


    Fim do dia, jantar a dois em casa ... Boa noite!

Hoje é segunda-feira e peregrinamos por 5 oficinas especialistas em freios ... uma indicava a próxima, que indicava outra ... na última, penalizados com nossa desdita agendou para amanhã às 09:00 da madrugada. Lanchamos na beira do rio em Barnstaple mas nem conhecemos a cidade. Voltamos para Appledore e o freio traseiro pior a cada momento.Ai! Meus sais! Bota nervoso nisso!  
Terça, dia 20. Conseguimos chegar 15' minutos atrasados mas tudo bem ... ficamos na salinha de espera até 17:00. Fiz sonoterapia no sofá. Almoço no Burger King!
Diagnóstico: vazou o óleo do freio traseiro, troca de sapatas, óleo e mão de obra ... 220 libras = R$ 880 ... Uau!
O dia esteve chuvoso e frio, quando recebemos o MH ele virou "lovely day" por 2 motivos: conserto  efetuado e o sol apareceu. Resolvemos andar um pouco que fosse para adiantar o expediente de amanhã. Vamos para o litoral.




 Ilfracombe é estância balneária, com movimentado fluxo de turistas 
 Sobrados georgianos ou serão vitorianos! Cores em tons pastel e pedra, limpeza: essa é a regra
Esse tipo de porto é o que veremos nessa região: angras escondidas, costões, portos artificiais para tentar enganar a fúria do mar em determinadas épocas, vários ancoradouros 
Silvaninho tentando entabular conversação com a gaivota ...

Na maré baixa o barco se apoia na quilha (acho que é isso vou conferir)
Estátua estranhíssima pisando em livros de direito

Capela e Farol de St. Nicholas

Chegando em Woolacombe, que fica bem de frente para o Mar de Bristol, que é na verdade o conhecidíssimo Atlântico

Praia de Woolacombe boa para surfistas. Informação complementar: tropas militares aqui treinaram para o Desembarque do dia D. 
Praia de Woolacombe Camping no alto da montanha com o mar a nosso dispor
   Um dia chuvoso com final de dia glorioso. Lovely Day!  Boa noite! Que bons freios nos segurem pela Cornualha afora!

  

Nenhum comentário:

15-10-2017 - Arganda del Rey - Madri - Granada

Um belo domingo de sol! Outono calorento! Céu azul! Hilário nos levou até o aeroporto Barajas 09:00 para “locar” um carro e bandear uns di...