segunda-feira, 19 de maio de 2014

14 a 16.05.2014 - Dias 57 a 59 - Crosskeys - Salisbury - Glastonbury

Ontem aproveitei que os preços da lavadora estavam bem razoáveis - 1 Libra e 0,50 para secar - e foi tudo que coube na máquina: roupa de cama, mesa e banho. Que delícia dormir com tudo limpinho.
Fizemos também faxina no MH, vamos pegar estrada no capricho!

Vamos seguir um pouco dos romanos de novo ... puxa como eles andaram! Mas era um povo organizado, gostavam de fazer estradas retas e longas (para passar as tropas) e que ainda hoje fazem parte da paisagem. A arquitetura civil e militar característica dos romanos: aquedutos, fortes e muralhas, cidades e prédios, e os famosos banhos! 
A ocupação romana da Grã-Bretanha durou 350 anos, do ano 43 d.C., com a chegada de Cláudio até o ano 400 d.C. quando eles partem.

Caerleon junto com York e Chester foram as 3 cidades fortificadas construídas pelos legionários de elite e aqui se estabeleceu a Segunda Legião de Augusto, sendo das mais importantes na Europa. 
Não era somente um "quartel" para 5.500 homens, trata-se de uma cidade completa. As pesquisas arqueológicas começaram na década de 20 do século passado. 


O conjunto das termas era exuberante: os soldados tinham a seu dispor - quando não estavam guerreando por aí - piscina coberta e descoberta e todos os variados tipos de banho, incluindo esfoliação e massagem, além dos pátios abertos e fechados para exercícios. Brinca! 
O complexo das termas oferecia confortos domésticos desconhecidos naquela Grã-Bretanha rude. Não tem água mas a projeção de som e luz é quase hipnótica: você olha, olha e quase sente o frescor da água  


O material coletado nas escavações estão nesse Museu: vidros, cerâmicas, moedas, miles de moedas, mosaicos, artigos domésticos






Precisa dizer quem está dentro desse capacete? O turistão descompromissado!
Estrutura da Legião Romana



Nas "aforas" da cidade em 1926 o arqueólogo Mortimer Wheeler encontrou esse anfiteatro em boas condições, as estruturas de pedra podiam receber 6.000 pessoas sentadas para assistir uns shows bacaninhas: combates de gladiadores, jogos e competições.


Essa área corresponde ao quartel propriamente dito: os muros do forte abrigavam 200.000 m², 64 fileiras de alojamento, hospital. Trata-se da única estrutura de quartel legionário que se pode ver na Europa.
Deu para entender como funciona o banheiro? Uma área de ambiente convivial, hora de contar piadas e nem precisa dar descarga ... a canaleta que passa com água corrente já vai levando o material que vai sendo depositado ali, acho que nem o cheiro ficava! 

Uma réplica de jardim residencial romano. Esqueci de comentar que essas atrações são gratuitas.

Cidade com histórico romano mas sem faltar um verdadeiro Pub
Os sobradinhos que não podem faltar em nenhuma cidade britânica, eles não consideram adequado morar em "apertamentos"
De volta à estrada damos adeus, ou melhor, até breve País de Gales. Ficamos encantados com o pouco que conhecemos. Voltaremos!!
O camping fica dentro do Racecourse=Hipódromo, da cidade de Salisbury
Motorhomes para transporte dos cavalos ... chiquésimos os dois!

Dia seguinte ... Demoramos um pouco para achar um local para estacionar, carro já é complicado, motorhome já ocorreu de desistirmos de algum lugar por absoluta impossibilidade de estacionar. 




 Salisbury é do ano 1220. Havia bem pertinho daqui um povoado chamado Old Sarum e seus habitantes abandonaram e se mudaram para essa localidade com 3 rios e campos verdejantes



Residência do início do século 16 de John A'Port, na Queen's Street

No entorno da praça da Catedral há a residencia clerical, escolas e asilos para as viúvas e filhas solteiras de membros do clero, de 1682 

Para a construção utilizou-se mármore e pedras de calcário. A obra foi terminada em tempo recorde: 38 anos. 
O que mais distingue essa catedral é sua agulha: atinge 123 mt de altura  
A construção ocorreu entre 1220 e 1258, em estilo gótico, caracterizada pelas janelas pontiagudas e arqueadas. 


As janelas proporcionam um ambiente claro e arejado


Essa mesa de água, que na verdade é uma fonte,  dá um efeito muito bonito

Na casa paroquial está a Magna Carta original e não é permitido fotos. O que é a Magna Carta? Não sei se pode mas tirei daqui as informações www.humanrights.com/pt:  em 1215 o Rei João da inglaterra violou várias leis e costumes e seus súditos o "obrigaram" a assinar o que é conhecida como a referência inicial para "direitos humanos". Entre eles estava o direito da Igreja estar livre da interferência do governo; o direito dos cidadãos livres possuirem e herdarem propriedades e protegidos de impostos abusivos.
Contém observações que proíbem o suborno e a má conduta oficial. Enfim,um documento importante para o desenvolvimento da democracia moderna. Serviu de base para várias constituições mundo afora.
Foi assinada na cidade de Runnymede, escrita em latim sobre pele e contém aproximadamente 3.500 palavras, muitas delas abreviadas. 
O governante foi obrigado a legislar em prol do bem comum e não em seu próprio benefício.  Bonito isso, heim!
Existem 4 originais: essa em Salisbury, 2 no British Museum e 1 no Castelo de Lincoln. 


Daqui vamos para Old Sarum, mas antes tivemos um problema: achar o motorhome! Essas cidades com ruas tortas, vielas e becos ... quando saímos nem prestamos atenção ao nome da rua. Viemos prá cá e prá lá e achamos pelo "cheiro"...



 Old Sarum já havia assentamento humano nos idos de 500 a.C. No alto de um morro e batido por ventos, ocupado por romanos e saxões.
Fortificado pelos normandos, construíram a catedral em 1075 - na foto acima vemos as marcações e seu tamanho.  
Compramos o Pass Visitor que nos dará direito a visitar monumentos históricos durante 9 dias, acho que foi um bom negócio!
 Os normandos aproveitaram que as fortificações já estavam prontas e construíram o castelo e suas dependências de defesa. Viveram aqui até o início do século 12.




   Ao fundo vemos Salisbury. 
Esses próximos dias vamos andar por uma região marcada pela espiritualidade: onde religião, mitos, lendas e história vão se entrecruzar e dar novas formas de enxergar o mundo. Vamos passar por cidades onde os "bichos-grilos" ainda resistem, onde "paz e amor" não é só um refrão da décadas de 60. Conforme o dia poderemos ver as Brumas de Avalon e ouvir suas histórias. A ver!
Próxima parada: Stonehenge 


 O Centro de recepção do "mar de gente" 


 Nós não vimos essa imagem, é só para mostrar o alinhamento do sol nos equinócios
 Construção de um parque temático
 Bloco similar aos do conjunto de Stonehenge: a força que cada um faz puxando a corda mostra quantos homens precisam para mover a pedra, ou seja, 99 Silvanos 
 Breve história ... erguido em várias etapas, porvolta de 3.000 a.C. Tudo se sabe e nada se sabe sobre Stonehenge: quem construiu, para quê, qual o tipo de ritual que se realizava.
As certezas: tinham conhecimento das estações do ano, percurso do sol, conhecimentos aritméticos e astronomia - o que já não é pouca coisa.   
 E se você pensar um pouquinho na tecnologia e as ferramentas da época fica ainda mais grandioso e impressionante. A logística para a construção foi de invejar: extrair, transportar de muito longe (algumas de Presell Hills, no País de Gales), moldar (as ferramentas eram de pedra, madeira ou osso) e erguer (algumas só com 200 homens pelo menos) 


Na verdade Stonehenge é muito mais que esse conjunto eternizado em fotos. A Planície de Salisbury é um  importante centro de povoamento pré-histórico. Por toda região há cemitérios, aterros, avenidas ligando as diversas áreas. São quilômetros e com muito a descobrir ainda.
Não! Ele não está ao celular ... e enquanto escuta as histórias e lendas no audio-guia, faz a pose que a torcida inteira do Corinthians e Flamengo faz ... ou 9 entre 10 turistas ...

Como funciona: no Centro de Visitantes assiste-se um filmete e um pequeno museu conta a história e as diversas correntes do pensamento sobre o que é ou pensam que é. 
Se você tiver muito tempo ou disposição pode ir a pé, mas é longe ... então vamos com o transporte do parque.
Não se chega perto das pedras, vai rodeando e seguindo a procissão de gente, com muitas paradas : Oh! Uau! e fotos. E assim "arrodiando" você dá a volta toda e se dá conta que a estrada passa bem do ladinho, como mostra muitas imagens na @.
Místicos ou não, crentes ou descrentes, não importa. Todos ficarão tocados em algum momento desse giro: é muita informação, é muita energia. Esses locais realmente tem força. E cada um que deixa sua pisada só faz reforçar a força do lugar.   
Até um tempo atrás podia-se chegar nas pedras, mas o excesso de visitantes e o vandalismo decorrente (escrever nas pedras ... sicrano eu te amo) acabaram por cercar.  




Parece que estamos felizes?! Bobinhos! 

Um prazer ter estado aqui!
Já fora do parque: esse monumento em memória do Capitão Loraine e o Sargento Wilson, que em 05/JUL/1912 perderam a vida em um acidente de avião nesse ponto

Lanchamos rapidinho e seguimos viagem pois pedra é o que não falta por aqui ... 


Monte Silbury só vimos de longe mesmo: é o maior aterro pré-histórico da Europa. Apesar de várias escavações já terem sido feitas, não se determinou a finalidade desse aterro. É feito de pedras de greda (giz), com datação de 2750 a.C. e tem 40 metros de altura.


Círculo de Pedras de Avebury é bem menos famoso que Stonehenge mas cercado dos mesmos mistérios. A hipótese mais provável é que  tenha sido algum tipo de centro religioso. Também tem ligações com outros conjuntos.

Centro de Visitantes e Museu Alexander Keiller, que foi arqueólogo amador responsável pelas escavações e quem reergueu muitas das pedras do círculo.

Comparando com Stonehenge: as pedras são menores e talhadas mais rusticamente, são 3 círculos concêntricos, cercados por um grande fosso. No século 18, moradores influenciados ou não pela igreja, destruíram muitas pedras pois achavam que eram para rituais pagãos.
Presume-se que foram erguidas entre 2850 e 2200 a.C. 
Pode-se chegar nas pedras, tocar, abraçar, trocar energia. Aqui a entrada é franca. 





Sempre sobram várias interrogações!?! Assunto a ser digerido com calma.

Companheiras das pedras ... ovelhas de montão ...

Dormimos no vilarejo de Calne, camping no meio do nada. Nosso roteiro segue pela região de Wiltshire.  




Esse local é Lacock e tem uma história interessante: a vila foi comprada pelo National Trust (um órgão privado que administra bens e locais históricos, com investimentos igualmente privados). Como foi meticulosamente mantida e conservada é usada como locação para filmes e seriados de cinema e tv, por exemplo o filme A outra e episódios do Harry Potter. 




Lacock Abbey fundada em 1232 e transformada em residência quando ocorreu a Dissolução dos Mosteiros (1536-40). O primeiro comprador foi William Sharington (1495-1553) e está enterrado na igreja local. No século 18 John Ivory Talbot comprou a Abadia e deu o aspecto gótico. Foi aqui em 1835 que William Henry Fox Talbot (1800-1877), um dos pioneiros da fotografia, fez sua primeira foto. O Museu Fox Talbot mostra as experiências fotográficas dele. 
No cemitério da cidade os túmulos de Talbot (o fotógrafo) e família


Celeiro comunitário

Igreja de S. Ciriaco, século 15. Aproveitamos as mesinhas e a sombra no cemitério para um lanche básico 




Vamos na direção de Devizes para conhecer Kennet and Avon Canal que desemboca nas Caen Hill Locks : uma sucessão impressionante de 29 comportas: o canal tem 96 km entre Newbury e Bath, desde 1810. Quando chega nas comportas um funcionário vai na estradinha lateral abrindo cada comporta para o barco ir descendo ou subindo ... 


A partir desse ponto à esquerda começa a descida 

Ao lado de cada comporta tem um lago de contenção de água


Pausa para o café e vamos para a Meca dos "bichos-grilos" ...
Glastonbury é um imã para os adeptos da Nova Era e estilos de vida alternativos: tipo hippies e ripongas, "monges", roqueiros, "paz e amor" e assemelhados: idosos com rabo de cavalo e roupas de couro, idosas com roupas indianas, descalças e flor no cabelo. Uma festa para os olhos!  
Glastonbury foi um dos grandes centros de peregrinação da Inglaterra e está envolta em lendas e simbolismos medievais: Rei Artur, Santo Graal, Avalon. Aqui teria sido a última morada do Rei Artur .

A cidade tem duas festas concorridas: o festival anual de rock, em junho e o solstício de verão, no Midsummer's Day (21 de junho) 

Mandala nos terrenos da Igreja: tudo junto e misturado

Tenho um "pouco" de receio de tirar fotos de pessoas e elas acharem ruim ... então fica só na sua imaginação os estilos das pessoas que por aqui vivem ...
Entrada Abadia de Glastonbury, do século 12 e 13, das mais poderosas da região também foi "dissolvida" nos idos de 1540 e como ninguém comprou virou ruínas e assim está até hoje. Havia nesse espaço uma igreja do ano 705.

Vizinha de Glastonbury a cidade de Street abriga a Village Clark's, sede da fábrica de calçados Clark's, é uma mini cidade com lojas de grifes, artigos para casa, roupas, outlets, restaurantes, praças: um  paraíso para compras.
Não compramos nada, só miramos ...
Mas vamos ás compras de mercado ... hoje é dia de abastecer a geladeira e a fruteira ... e depois vamos comer frango frito e muito picante no KFC.
Boa noite.     








Nenhum comentário:

15-10-2017 - Arganda del Rey - Madri - Granada

Um belo domingo de sol! Outono calorento! Céu azul! Hilário nos levou até o aeroporto Barajas 09:00 para “locar” um carro e bandear uns di...