domingo, 18 de maio de 2014

07 a 10.05.2014 - Dias 50 a 53 - Holyhead - Dolgellau - St. Davis

Vamos por estradas secundárias procurando o que ver, paisagens à beira-mar, cercas de pedra, ovelhas ....




Câmara mortuária Barclodiad y Gawres, ainda na Ilha de Anglesey, de 2500-5000 AC, período Neolítico. Está fechada por motivos de vandalismo ...

É um charme essas casinhas em tom pastel ... 
Caernarfon : na entrada de uma ria=fiorde é a localização ideal para construir um castelo-fortaleza. E foi o que fez Eduardo I, em 1283 para tentar subjugar os galeses. E não foi só esse, construiu um cinturão de castelos. 
Possui torres poligonais e portão com duas torres: um bom exemplo de arquitetura militar dos séculos 13 e 14, inspirado nas muralhas de Constantinopla.
O Rei Eduardo queria que  aqui fosse residencia real e para marcar esse desejo o primeiro Príncipe de Gales nasceu aqui em 1284. A  tradição segue e o atual Príncipe de Gales (Charles, ex-Lady Dy) aqui foi investido do cargo em 1969.




Praça central, um café e estrada ...
Estamos na região conhecida por Snowdonia National Park e Mount Snowdon. Na foto abaixo pode-se ver as montanhas de ardósia e ela já polida. Os telhados das casas britânicas do século 19 foram feitos com a ardósia do País de Gales. Em 1898 essa atividade empregava quase 17.000 homens. Novos materiais e a concorrência estrangeira foram o motivo do declínio dessa atividade. Antigas pedreiras sobrevivem atualmente graças aos turistas e antigos mineradores trabalham como guias turísticos. 
Llanberis tem como atração principal o ponto mais alto de Gales: Mount Snowdon, com 1085 mts. Você pode ir a pé ou de trem e para descer também pode optar por um ou outro. Mas tudo vai depender do clima que muda de um minuto para outro, então o trem tem horário pero no mucho...vai depender ... 
Nesse dia não haveria trem, só amanhã se tudo der certo. Voltamos  para trás onde tínhamos visto placa de camping: pequeno, mas com tudo que precisamos: bom banho, lavanderia e ovos caseiros à venda.  
Dia seguinte à postos, o clima parece bom, pelo menos aqui embaixo... 
Mas não deu 10' e o nevoeiro tomou conta: resultado ...Custo alto x Benefício baixo ...


Lá em cima não conseguimos nem sair do restaurante: chuva, vento, nevoeiro, frio. Fica para a próxima ...

Essa ferrovia de bitola estreita funciona desde 1896
Foi chegar e o sol apareceu de novo. Acontece com as melhores famílias.


Parada no mercado em Dolgellau e fomos procurar o camping, localizado numa fazenda, com vistas para a Montanha Cader Idris, com 892 mt.

 Dia seguinte ...

 Brithdir : procuramos uma igreja que segundo o guia "das poucas em estilo art nouveau no País de Gales" mas não encontramos. Por aqui acontece muito de as igrejas deixarem de ser igrejas e passarem a ser escolas, albergue, associação e as pessoas não sabem onde fica a "igreja"...

 Aberystwyth cidade universitária à beira-mar. Na era vitoriana para os veranistas aqui era a "Biarritz de Gales". De toda forma continua com a mesma cara do século 19 com os hotéis e promenades  








E para fechar a visita ... Fish and Chips ... Hum!!!
Saímos da beira-mar e vamos fazer uma curva em direção ao interior até a Ponte do Diabo = Devil's Bridge. Como pode ver no cartaz são 3 pontes. 
Caminhada até o pé das cachoeiras e dá-lhe degraus

De volta à estrada beira-mar, vamos dormir em Aberaeron
Plantação de aspargos na praia, como já disse, por aqui praia não é sinônimo de gente tomando sol



Aberaeron o porto é rodeado de casinhas georgianas. Foi importante porto comercial e estaleiros no começo do século 19. O último barco construído aqui foi em 1994 e atualmente velejadores amadores são os maiores frequentadores 
Se na estrada tem alguma placa diferente lá vamos nós. Assim fazendo curvas e voltas vamos aumentando os quilômetros. Por vezes saímos sem saber que igreja ou monumento é ... mas repare na janela à direita há uma Estrela de Davi. Essa é a Igreja de St Melina

Pentre Ifan : segundo estudos data de 3500 AC, período Megalítico, trata-se uma câmara mortuária, provavelmente, comunitária. Localizada perto da cidade de Newport.  



Fishguard , daqui também saem barcos e ferries para Irlanda

Parada para almoço e descanso
 Daqui vamos para a pontinha da Península na cidade de St. Davis 
São Davi é o padroeiro do País de Gales, e aqui +- no ano 550 fundou um monastério. Local remoto no sudoeste de Gales rapidamente se tornou um importante santuário cristão: 3 visitas à catedral equivaliam a 1 visita a Jerusalém.   
 Não é somente uma catedral: é um complexo com Palácio Episcopal, Grande Hall e Capelas privadas. 


Oficialmente essa é a maior Catedral do País de Gales e St. Davis é menor cidade britânica (isso é o que diz o guia e não sei exatamente qual o critério)

O teto é de carvalho do século 16, encobrindo o original 

 Esses vitrais são da década de 50





O camping fica dentro da fazenda e essa noite ventou muuuuiiiito! Não sei se já disse mas essa é a viagem dos ventos ... ventosos!

Nenhum comentário:

15-10-2017 - Arganda del Rey - Madri - Granada

Um belo domingo de sol! Outono calorento! Céu azul! Hilário nos levou até o aeroporto Barajas 09:00 para “locar” um carro e bandear uns di...