sexta-feira, 27 de setembro de 2013

21 e 22.09.2013 - Dias 158 e 159 - Épernay - Chalôns on Champanhe - Giffaumont - Troyes

Nosso destino de hoje é Chalôns-sur-Champanhe, que até 1998 era conhecida como Chalôns-sur-Marne, cercada pelo Rio Marne, com vários canais, casas com madeirame à vista, vasos nas janelas e jardins. Em resumo: um encanto de cidade, com 50.000 habitantes.
Deixamos o MH na Gare (estação ferroviária0 e fomos a pé para o centro histórico. É sempre um alívio quando encontramos um local adequado para deixar o danado. Ruas estreitinhas não combinam com ele.
Começamos o tour pela Catedral de St-Etienne
 É quase um samba do "crioulo doido": o portal é barroco, por dentro é gótica, a cripta é românica e os vitrais são medievais
 As partes mais antigas são do século 12

Ao lado da Catedral Monumento aos mortos da cidade em várias guerras






A Joana era danada, viveu pouco porém intensamente, por aqui passou com o Rei Charles VII em direção a Reims para ser coroado  


 Casas em estilo enxaimel , aqui chamado de "pan de bois"



 Hora de almoçar ...
 Um ovo verdadeiramente estrelado

Hotel de Ville = Prefeitura

 Notre-Dame-en-Vaux ; região faz parte da roteiro para Santiago de Compostela







Jean Talon (1626-1694) ... em 1665 torna-se o primeiro intendente=governador da Nova França=Canadá. Visionário consegue fazer com que a Colônia seja auto-sustentável e gaba-se alguns anos depois de poder vestir-se da cabeça aos pés com produtos fabricados na Nova França.
Entre outras coisas incentiva a ida de mulheres para lá porque havia desequilíbrio entre homens e mulheres e aumentar o povoamento. Em 15 anos triplica o número de habitantes. Morre solteiro em Paris.




 Saindo daqui vamos para a região dos lagos,em especial o Lac-der-Chantecoq.


 Seguem as lembranças e recordações de um tempo áspero e difícil







 Paisagens bucólicas, pequenas montanhas e lagos



Em Giffaumont não encontramos camping para passar a noite, agora começa a baixa temporada e os campings vão fechando um atrás do outro. Tem áreas que você pode passar a noite mas sem estrutura alguma. Como já disse, nosso MH não é adaptado para ficar sem energia mais de 1 dia.
Dormimos no estacionamento da marina. Fiz o jantar enquanto estava claro, catamos maçãs na estrada e o jeito é fazer palavras cruzadas e sudoku. 
Boa noite e até amanhã.



Hoje 22.09.2013 é nosso dia 159 e oficialmente começará às 20:44 o Outono, (Equinócio é quando o dia e a noite tem a mesma duração, isto é, 12 horas, marcando assim a mudança de estação). Ok, já entendi todo mundo sabe isso pois não!!!! 
Silvano tomou banho no lago, tomamos café e partimos.


 Cidade: Joinville

 Domingão e a cidade "mortinha da silva"


 Girassóis quase prontos para a colheita 



O que mais nos marcou hoje foi a visita a Colombey-les-Deux-Eglises: cidade associada para sempre à figura do General Charles de Gaulle.
Os De Gaulle compraram sua casa, La Boisserie, em 1933, mas tiveram de abandoná-la durante a guerra, quando foi seriamente danificada.
Depois da reforma, De Gaulle voltaria todos os fins-de-semana para escrever suas memórias. 

 Em 18/JUN/1940, direto da BBC de Londres, lançou seu famoso apelo incentivando os franceses a continuar o combate e terminou com as palavras
"A chama da resistência francesa não deve e não vai morrer".



 Interior da residência: na verdade a visitação é só na parte debaixo: as salas e escritório
 Essa torre originalmente não existia, foi construída para abrigar o escritório e nessa sala ele escrevia suas memórias. Com  uma belíssima vista!

No fim da crise de maio de 1968, o general  propôs um referendo sobre a regionalização e a reforma do Senado. O "não" ganhou: o General De Gaulle pediu imediatamente sua demissão e se retirou em definitivo da vida pública.

"A França ficou viúva": assim Georges Pompidou anunciou em 10 NOV 1970, a morte, aos 80 anos, do homem que libertoua França do nazismo e governou oi país por 11 anos.
Lógico que não podia faltar a visita ao cemitério onde ele repousa ao lado da mulher, filhas e genro. 
Ele pediu em testamento que seu enterro fosse sem honras presidenciais, mas não consegui encontrar se assim foi feito. 


 A lápide é muito simples, sem dizer algum.


As pessoas, associações, entidades colocam placas de homenagem em volta dos muros do cemitério


E para terminar ... há um grande memorial e a enorme Cruz de Lorena, erguida em granito em 1972, que domina o horizonte da cidade e desde muito longe.


Dormimos em Troyes, que é um encanto de cidade. O centro histórico tem a forma de uma rolha de champanhe, dizem que por pura coincidência: quando as muralhas foram construídas os monges ainda não tinham inventado o/a champanhe.... mas infelizmente não tivemos tempo de ver e comprovar! ...fica para a próxima. 
Camping municipal muito bom. Amanhã de volta para Paris!
Essa hora Ivy já está no avião para Paris....Bon voyage!!! Beijos!


Nenhum comentário:

15-10-2017 - Arganda del Rey - Madri - Granada

Um belo domingo de sol! Outono calorento! Céu azul! Hilário nos levou até o aeroporto Barajas 09:00 para “locar” um carro e bandear uns di...