sexta-feira, 27 de setembro de 2013

05 a 07.09.2013 - Dias 142 a 144 - Cambremer - Lisores - Versalhes - Paris

Rota da Cidra e Calvados ... país novo = rota nova, já esquecemos os uísques, agora vamos de maçãs, poires (lembram da Turma do Poire, em Brasília, na época do falecido Ulysses Guimarães? As reuniões do PMDB eram embaladas por doses de Poire = Licor de Pera).
Tivemos uma boa noite no estacionamento, nem gastamos as fichas de eletricidade que tínhamos comprado, pois havia energia na tomada. Silvano devolveu as fichas.
Fizemos um reconhecimento pela cidade: exposição de fotos antigas; igreja com algumas partes do século 12, outras do século 17 e vitrais do século 20







Casario com madeirame a vista: marca registrada da Normandia



Como já falei ontem sobre a Rota da Cidra e do Calvados e as bebidas produzidas por aqui, hoje vamos ver ao vivo e a cores algumas das destilarias que fazem parte dessa rota. Nessa época não tem produção, a colheita da maçã é em outubro e assim que chegam as novas maçãs inicia-se o processo: a mistura de vários tipos de maçã (ácidas e doces) é que fará a diferença no final.
Além das bebidas a Torta de Maçã faz parte da tradição da região.  
Visitamos algumas, compramos em outras e por algumas passamos batido: mas as macieiras imperam nas estradas e quintais...


Essa região é a típica Normandia: Capital Lisieux, terra de Santa Teresa de Lisieus, canonizada em 1925 e atrai muitos peregrinos





Como diz a legenda: Cidra. Difícil de fazer. Fácil de beber.




Compras do dia
Destilaria Calvados Pierre Huet: desde 1865, situada no Pays d'Auge, tem 25 hectares de maçãs com 40 variedades 

Dia seguinte amanheceu frio e chuvoso. Mas se não tem remédio, remediado está:  não posso ficar dormindo.
O caminho é curto, pouco mais de 120 km. Paramos em um MacDonalds de beira de estrada para acessar @ e ver se em Porto Alegre está tudo ok. Como não tinha recado algum deduzimos que tudo corre bem.

O camping onde ficaremos esses dias é em Versalhes, que é bem mais que um Palácio: o atual foi iniciado por Luís XIV em 1668 a partir de "puxadinhos" ao redor da cabana de caça de Luís XIII. Depois dessa primeira "reforma" , cada novo mandante de plantão queria que algo a mais fosse construído e tivesse sua "cara". É sempre assim: manda quem pode ... !  

Nos instalamos e fomos dar uma volta pela cidade, fazer compras no Carrefour Express (não, não tem aqueles Carrefours imensos, nem de longe...), nada mais que um mercadinho de bairro ... mas com baguetes deliciosas!



Jantamos, jogamos algumas partidas de dominó e cama!

Hoje vamos passear em Paris: estivemos aqui em 1998 ... puxa!
De Versalhes pegamos o RER = Rèseau Express Régional = Rede Expressa Regional: rede ferroviária urbana que atende Paris e a Grande Paris (Île de France), o trajeto leva +- 30 minutos.
A estação é a Porchefontaine. Os mosaicos foram feitos pelos moradores da vila em dois verões.  



Em Paris como os parisienses: essa baguete faz parte do pacote pic-nic : antes de chegar na estação de trem passamos na feira da praça (hoje é sábado) e compramos três tipos de queijo (um não muito oloroso, mas vá lá!), garrafa de vinho, água e a baguete do Carrefour. Em alguma praça tudo isso será devidamente degustado! 
Interior do RER : prá trem de subúrbio até que não está mal ... ambientação "Versalhes"



Descemos no Marco Zero, a Catedral de Notre-Dame, que está completando mais um aniversário. Na verdade hoje não tirei fotos.


Nosso único compromisso hoje é comprar um chip de @ para o Ipad e flanar. As fotos ficam para outro dia ... andamos pelo Quartier Latin, Île de la Cité e St. Louis, beira do Sena e Marais ...
  
A praça que fica atrás da Notre-Dame foi o local escolhido para o pic-nic 

E enfrentar fila para tomar sorvete na Glacier Berthillon: segundo os mais fanáticos é o melhor sorvete do planeta!!! Os crèmes glacées (sorvetes a base de leite e gema de ovo) e os sorbets (a base de frutas e água) merecem que a fila esteja sempre ali.
Mas a Sorveteria aberta em 1954 (um bom ano por sinal!!) tem uma particularidade: ela fecha no verão!!!! No auge do verão quando os parisinos saem de férias, segundo palavras dos donos: Nós também tiramos férias! Ainda bem que chegamos após o descanso anual, apesar de que há mais de 100 revendedores do sorvete Berthilon. Mas que graça tem! O bom é o endereço original! Delicioso: chocolate noir, nozes, menta, pistache, limão etc. etc.!

Por hoje é só ... amanhã temos um grande compromisso:
Inara: chega em Paris, Aeroporto Charles de Gaulle!  Voilà! Faça boa viagem e venha com Deus e seu Anjo da Guarda! Estaremos lá! Ansiosos!
Beijos e boa noite!


Nenhum comentário:

15-10-2017 - Arganda del Rey - Madri - Granada

Um belo domingo de sol! Outono calorento! Céu azul! Hilário nos levou até o aeroporto Barajas 09:00 para “locar” um carro e bandear uns di...