sexta-feira, 30 de agosto de 2013

24 e 25.08.13 - Dias 130 e 131 - Glasgow (ESC) - Belfast (NI) - Larne - Bushmills

Sábado de sol com vento partimos de Glasgow com mais um monte de coisas a ver ... ficamos devendo!

IRISH SEA = MAR DA IRLANDA , assim é chamado o trecho do mar entre a Ilha da Grã-Bretanha e a Ilha da Irlanda do Norte e Irlanda





O primeiro trecho são +- 150 km até Cairnryan, porto onde vamos de ferrie para a Irlanda do Norte. Vamos ficar escolados em travessia de ferrie...
Chegamos 14:00, compramos a passagem e já fomos para a fila da Stena Line, com saída 15:30 e previsão de chegada 18:00, para 100 km.





Que mimoso! Tem muito carro conversível por estas bandas!
Irlanda do Norte: 1.800.000 hab./ capital Belfast 280.000 hab.
Northem Ireland, em inglês
Tuaisceart Éireann, em irlandês
Norlin Airlann, em escocês de Ulster
Pelo último Acordo de Belfast, ou, Acordo da Sexta-feira Santa, assinado em 10/04/1998 ficou decidido que a Irlanda do Norte fará parte da Grã-Bretanha enquanto seus cidadãos o desejarem.

Não tínhamos conseguido localizar camping em Belfast e fomos direto para a estrada beira-mar, que é onde tem mais chances de haver camping. Indo, indo, longe ... e nada.





Quando encontramos estava lotado, a senhora nos indicou outros dois e tivemos que voltar sobre nossos passos até Larne. Pegamos um último lugar. Ainda bem! Com preguiça de cozinhar, saímos e andamos um bocado até achar restaurante: italiano e o "zóio da cara" de caro. Mas já que chegamos até ali...
Domingão: Dia do Soldado , dia de muita gente pelas estradas, cidades, áreas de pic-nics e praias, sempre tem gente nas praias, mas nem sempre estão dentro da água.
Refizemos um trecho de ontem seguindo a The Causeway Coastal Route: percurso de 193 km com atrações a beira-mar e pelo interior, onde você pode ir de acordo com seus interesses: castelos, braços de mar, enseadas, ruínas, nascentes de 9 rios: Glens of Antrim = Vales de Antrim; praias pedregosas ou não, montanhas de calcário, campos de golfe (por aqui também continua a paixão por golfe).
Parênteses sobre o golfe: diz a lenda que foi inventado na Escócia, mas por volta de 1360 havia um jogo de taco e bola na Holanda... o que os escoceses efetivamente fizeram foi o regramento do jogo, estabelecido pelo Royal Ancient Golf Club, em 1744. Só na Escócia atualmente há 600 campos de golfe!! 
Voltando à Irlanda do Norte: nessa região também diz a lenda que St Patrick, padroeiro nacional, cuidava de gado no século V.
A cidade de Ballymoney é a terra dos famosos pilotos de motocicleta: os irmãos Dunlop.

Nossa mesa ...









Festa em Ballycastle



É hora do lanche, que hora tão feliz ...

Onde paramos para lanchar 


 Mais uma atração administrada pelo National Trust: Carrick-a-Rede ; ponte de corda suspensa sobre "abismo" de 20 mts.
Silvano disse que é uma boa atração para o Dia do Soldado...
Para chegar a ela temos que andar 1 km, com direito a 2 descidas que na volta se convertem em ... subidões.



 




 
A história da ponte: por mais de 350 anos pescadores lançavam a ponte na época da pesca do salmão. Entre a ilha e o costão forma um corredor onde ficava mais fácil capturar os peixes.
Não sei dizer se ainda é usada pelos pescadores ou se é só para os turistas.
De toda forma sempre dá um frio na barriga atravessar esses elementos periclitantes.
Mas é bonito! Dá medinho mas é bom!


Quanta criança, heim! São 8 por vez na ponte só de criança deve ter umas 22 ... 

Que dupla essa!
 Por hoje é só que amanhã tem mais atrações na Causeway Coastal Route.
Vamos dormir em Bushmills, berço da mais antiga Destilaria da Escócia, com licença de 1608.


Tchau.

Nenhum comentário:

15-10-2017 - Arganda del Rey - Madri - Granada

Um belo domingo de sol! Outono calorento! Céu azul! Hilário nos levou até o aeroporto Barajas 09:00 para “locar” um carro e bandear uns di...