segunda-feira, 19 de agosto de 2013

10 e 11.08.13 - Dias 116 e 117 - Edimburgo - Montrose - Ballater

Sábado ... na hora de sair o MH teve um "piti" de novo e não pegava nem por decreto! Demorou a ligar, depois ele passa o dia bem mas a primeira ligada está se tornando "traumática" (estou desconfiada que ele também não gosta de sair cedo...).
Voltamos para Edimburgo para visitar o outro Palácio: Palace of Holyroodhouse. Ele fica no final da Royal Mile: que é o Castelo-Fortaleza numa ponta e esse que é o "pequenininho" na outra ponta. 
Fundado em 1128, como Mosteiro. Desde o séc. 15 é a principal residência dos Reis e Rainhas da Escócia. Sua Majestade, a Rainha Izabel II vem regularmente no início de cada verão. Aí os viventes "normais" não podem visitar a casa ...



Meu Deus! Que pose mixuruca!



Salinha da janta

As ruínas do Mosteiro



Nas galerias do Palácio estava ocorrendo a exposição "Leonardo da Vinci : the mechanics of man": 30 esboços e notas explicativas de como funcionava o corpo humano, observado através de dissecação. Os desenhos de músculos, tendões,tecidos, etc. tem uma precisão só comparável atualmente às mais modernas tecnologias de radio-imagem.






Gênio !!
Em frente ao Palácio tem o Parlamento Escocês, edifício inaugurado em 2007, projeto do arquiteto espanhol Enric Miralles: conjunto de edifícios em forma de folhas.





O Parlamento é o legislativo nacional e unicameral. Em 1997 houve o referendo onde foi aprovada a recuperação da instituição legislativa, com atribuições limitadas.
 Eles não tem "emenda" para distribuir entre os seus apadrinhados ...

Demos por encerrada as visitas e fomos almoçar... ali na cafeteria do Palácio.
Quando fomos para o estacionamento havia uma surpresinha no para-brisa do MH ...
Demos uma de "João sem Braço": pagamos o estacionamento, mas na verdade não podíamos parar ali. Ao mesmo tempo em que deixou a notificação também colocou um folheto com os endereços dos campings que existem em Edimburgo. Muito civilizado!
 
Saímos rapidinho porque dali um tempo "com certeza" iriam voltar ...


Atravessamos o estuário do Rio Forth, ou, atravessamos o firth do rio escocês Forth, que desagua no Mar do Norte (entenderam pois não?!?)

A "vermelha" é ferroviária: de 1890  
 Comprimento : 2529 mts
 Altura : 46 mts
 Vão livre : 521 mts
 Tráfego : 190-200 trens ao dia



Dundee é a cidade onde morou a vida toda a escritora Rosamunde Pilcher, autora do livro "Os catadores de conchas", publicado em 1988, aos 64 anos de idade.  

O destino é Montrose, na costa leste de frente pro Mar do Norte.
Só conhecemos de passada, fomos direto para o camping... onde acabei esquecendo no banheiro minha camisola e blusa de frio. Que peninha!
Região de gado Aberdeen-Angus... hum! teremos carne boa para comer e barata? Vamos ver! 

Ontem rodamos 190 km e hoje 150 km. De pingo em pingo vamos subindo.
Pequenas cidades e vilarejos vão desfilando pela estrada beira-mar. Lugares envolvidos com pesca, agricultura, gado e ovelhas. Pelo tanto de ovelhas que vemos por todos os cantos era para ter mais oferta de carne de "lamb" nos mercados e restaurantes. Apesar de que eu não sinto falta nenhuma...




  
Almoçamos em Aberdeen, movimentada cidade pesqueira e portuária, 3a. maior cidade da Escócia, plataformas de petróleo, mais de 50 campos de golfe...
É conhecida como "Cidade Granito", passando uma vista de olhos parece que 99,9 % das casas são de granito. Até brinquei com o Silvano: lojas que vendem tinta foram todas à falência! Não se enxerga casa pintada!




Apenas paramos o suficiente para almoçar e não rodamos pela cidade, na verdade não achamos estacionamento por perto e fomos embora.
Fomos pelo Vale do Rio Dee=Deeside Tourist Route até a cidade de Ballater, já no Cairngorms National Park.
Estamos nas Highlands=Terras Altas escocesas, esse é o maior parque da Grâ-Bretanha, ou, ocupa 10% do tamanho da Escócia.
Pistas de esqui, áreas de pesca, caça a veados (cervídeos), muitos campos de golfe, inclusive o mais alto da Grã-Bretanha, a 365 mts. acima do nível do mar.



Dormimos no camping de Ballater, cidade do séc. 19, em estilo vitoriano



Os brasões na fachada -Royal Warrant- são concedidos a comerciantes que tenham fornecido bens "substanciais" (!?!) para a Casa Real, no caso aqui pela proximidade, ao Castelo Balmoral e que  tenham bom serviço e comportamento... pensa que é assim fácil? tem que ralar para vender para a Rainha, não basta ser amigo do Rei ou conhecer algum "deputado" ...

Monumento aos Mortos da 1a. e 2a. Guerra Mundial: não falta em nenhuma cidade. Nenhuma! 

Estação Ferroviária, em estilo vitoriano: servia a família real e convidados. O Castelo Balmoral (ou, Royal Deeside) fica a 8 milhas daqui = quase 15 km  

Rainha Vitória dizia que Balmoral era "o meu querido paraíso nas Terras Altas". 
Resumindo: não conhecemos Balmoral: sendo uma propriedade particular, está aberta à visitação apenas de abril a julho. Como já estamos em agosto fica para a próxima! 
Compramos Fish&Chips takeaway e comemos em casa, ops, no motorhome.
Faz muito frio nessas Highlands...
Boa noite e beijos! 

Nenhum comentário:

15-10-2017 - Arganda del Rey - Madri - Granada

Um belo domingo de sol! Outono calorento! Céu azul! Hilário nos levou até o aeroporto Barajas 09:00 para “locar” um carro e bandear uns di...