terça-feira, 6 de agosto de 2013

04 a 07.08.13 - Dias 110 a 113 - Threshfield - Barnard Castle - Ambleside - Allonby - Kewick upon Tweed (Escócia)

Esses 4 dias que começo a relatar rodamos 610 kms e passamos por um bocado de cidade. 
Domingão ... nada de descansar ... vamos rodar ... a região é Parque Nacional Yorshire Dales: numerosos vales, terreno levemente ondulado.
Primeira parada Brimham Rocks : parque natural de esculturas de pedra.
Recado no folheto: Climbing the rocks is fun, but can be dangerous!
Esse parque é administrado pelo National Trust: instituição que cuida dos castelos e palácios, paisagens e regiões ao ar livre, seja por sua história ou pela geografia. É mantida por membros e visitantes.










Essas "bolotas" muito ao fundo: Menwitt Hill, da Royal Air Force (RAF): sistema de comunicação e inteligência








Segunda Parada: Fountains Abbey (Abadia das Fontes): Em 1132, 13 monges dissidentes chegaram a esses vales e fundaram essa Abadia que chegou a ser das mais importantes e ricas da época. Enorme, abrigava poucos monges mas tinha muitos empregados, recebia muitos visitantes. Até que Henrique VIII ordenou a dissolução dos Mosteiros. 




Olha o tamanho dessa nave!!!





Refeitório

Dormitório
O que continuou a funcionar foi o Moinho da Abadia, dizem que é o moinho de água melhor conservado da Inglaterra. Construído no século 12 para moer os grãos da propriedade: trigo, aveia, cevada, mas servia também como serraria e a partir de 1901 para geração de eletricidade. Funcionou por mais de 850 anos ininterruptos
Curiosidade: na Segunda Guerra alojou refugiados. 




Chegamos em Barnard Castle com chuva e frio. O camping também fica dentro de uma fazenda e a senhora que nos atendeu foi curta e rápida; recebeu o $$ e disse que podíamos parar em qualquer lugar. Camping escondido, pequeno, estradinha ruim de chegar mas sempre tem gente! Impressionante como esse povo sabe das coisas. A gente apanha um pouco para achar essas barbadas!


Foto no banheiro masculino
Nem conhecemos Barnard Castle, passamos batido. O destino é a região dos lagos - Lake District , um dos  13 parques nacionais do Reino Unido. Situado na região da Cúmbria, das poucas regiões montanhosas da Inglaterra. O ponto mais alto é o Scafell Pike, com 978 mts. São várias cidades, inúmeros lagos, montanhas com trilhas, cavalgadas, passeios de barcos, enfim o que você gostar deve ter por aqui. Ficamos perto da cidade de Ambleside.





A Igreja atende duas Congregações diferentes: Anglicana e a Metodista e ainda tem horário para Culto Ecumênico. Isso é tolerância religiosa, o resto é conversa!


Mais um Fish & Chips ...
   
O camping onde estamos é bem legal: mas é longe e é caréssimo!
Ontem a noite Silvano fez uma gambiarra: compramos fio, bocal e lâmpada para poder fazer uma extensão. A ideia é não utilizar a luz do MH porque está descarregando a bateria. Ficou bem legal, agora temos luz no centro da mesa, porque as lâmpadas do MH são todas na lateral e sempre fica um pouco escuro em cima da mesa. Oba! Temos luz de verdade. Compramos também um abajur mas esquecemos de comprar o adaptador e por enquanto vai ficar guardado (já tem pouca coisa enfurnada...)
Na hora de partir o MH não pegava ...afogava, espera um pouco e nada. Tentei empurrar mas é "duro empurrar MH em cima de brita..."  Com paciência pegou e saímos correndo antes que morresse de novo.

Windermere


Biblioteca Pública


Casas de pedra com hera: para mim a "cara" da Inglaterra




Da região dos lagos vamos em direção à Costa Oeste, encontrar o chamado Mar da Irlanda. Nos indicaram o camping em Allonby: simples mas com piscina, sauna e jacuzzi. Um Luxo!! E o melhor de tudo: barato!

Silvano se preparando para a corridinha na praia ... de pedras e algas ... e piscina na sequência 
Dia seguinte piscina , "jacuzzi" e sauna ... e partimos. Hoje vamos entrar na Escócia, que tem por capital Edimburgo e população aproximada de 5.100.000.

Mar de Irlanda - Costa Oeste



É a região da "Fronteira"
A paisagem vai bordeando o Rio Tweed até desembocar do outro lado, na costa leste em Berwick upon Tweed, de novo na Inglaterra. Amanhã voltamos para a Escócia. Hoje foi só um gostinho, na verdade nem colocamos os pés, então não valeu a passada. Ainda não pisamos na Escócia...
Na cidade tem 2 campings: um lotado e outro caréssimo. Resultado: fomos para o estacionamento na beira do mar! Hoje sai de graça!
Temos de um lado a foz do Rio Tweed desaguando no mar, de outro a cidade e as muralhas. Bonito! 
Demos uma volta pela promenade, jantamos, jogamos dominó e cama!

Mar do Norte - Costa Leste
Ps: as outras fotos desse dia eu perdi ...nem sei como, mas apaguei sem querer em algum momento. Mas tem fotos que chega!

Nenhum comentário:

15-10-2017 - Arganda del Rey - Madri - Granada

Um belo domingo de sol! Outono calorento! Céu azul! Hilário nos levou até o aeroporto Barajas 09:00 para “locar” um carro e bandear uns di...