sábado, 3 de agosto de 2013

01 a 03.08.13 - Dias 107 a 109 - Buxton- York - Threshfield

Mais uma folhinha arrancada do calendário ... novo mês ...  
E a viagem do "casal" segue. Esse tipo de turista "casal" é bonito e intrigante: tudo tem que ser resolvido de comum acordo e tudo depende do humor de cada um. Cada pecinha desse "casal" tem que retroceder, avançar, ir de lado um pouco. Mas o importante é estarmos aqui! Estarmos ainda juntos! Isso é muito bom! Mas é um mistério como tem tudo para dar errado e ainda assim acertar. Como dizia alguém: "casamento é como submarino: até bóia, mas foi feito para afundar..."


Antes de sairmos do camping fizemos uma caminhada até o "Templo de Salomão" , uma torre de observação no alto do morro com 360° de vista: morros, muros de pedra, cidades pequeninas, estradas, estradinhas ... parece que já disse sobre essa paisagem: não se cansa de admirar!   
  
No estacionamento


Construída em 1896, foi área cemiterial na época Neolítica. Substituiu antiga estrutura usada como abrigo em caso de mau tempo (isto é....sempre....) . O nome Salomão vem de Solomon Mycock que arrendou essas terras no começo dos anos 1800  






Rumamos para Great Hicklow, ainda na região do Peak District porque lemos que há por ali uma Escola de Planadores. A estrada foi diminuindo gradativamente conforme íamos subindo.... chegamos a Barrell Inn: o pub mais alto da Grã-Bretanha: 380 mts (o ponto mais alto da Grã-Bretanha é Monte Nevis, com 1344 mts (Escócia). O tempo meio embaçado, as fotos nem fazem justiça ao lugar. Aliás lugares bonitos e amplos as fotografias não costumam demonstrar o que de fato vemos:  amplitude e espaço aberto.








  
O campo de decolagem de planadores fica na Fazenda Camphill, existe desde 1935 e já foi palco de competições importantes. A diferença é que o lançamento dos planadores é por meio de um cabo, e em 3-4 segundos alcançam altura quase que verticalmente. Uma doideira de ver! O planador fica num "topinho" do morro e depois larga o cabo que desce com paraquedas.


Esse pano vermelho é o paraquedas acoplado ao cabo





  Fiz um filminho mas não estou localizando....
Quem faz o curso de uma semana fica hospedado aqui na fazenda mesmo. Vamos ver se no fim da viagem voltamos aqui e o Silvano mata a vontade de fazer o cursinho.




Almoçamos em Castleton e por auto-estrada chegamos rapidinho em York. 
Passamos por uma placa de camping, mas tinha um portão: só para sócios! ...entramos do mesmo jeito ... uma área gramada grande, nenhum motorhome, nem barraca ... Silvano foi entrando, desceu e encontrou um senhor que muito gentilmente disse que era o dono e podíamos nos instalar. Quando soube que o Silvano era do Exército o Sr. Dave se empolgou: adora conversar sobre guerra! Já disse que tem um monte de coisas a mostrar da Segunda Guerra.
Camping mais vazio que encontramos
 York: uma das cidades inglesas mais antigas: do ano 71 d.C. No ano 190 tornou-se capital principal do Império Romano. Tem muralhas que desde sempre vem sendo destruídas e reconstruídas ao longo dos tempos.





York Minster : uma das maiores igrejas góticas da Europa, desde o ano 627 existem relatos de que havia igreja no local. A construção atual iniciou-se em 1230 e o término 1472.


Torres com 60 mts  de altura, pedra calcário na cor creme 

Nave com 148 mts de comprimento




Alguns vitrais são do século 12
Rio Ouse







Ruas medievais: empedradas, estreitas, charmosas, com casas se debruçando sobre a rua



Homem-estátua
Mas o melhor de tudo é o Museu Ferroviário, que deve estar entre os maiores do mundo. Para quem é apaixonado por trens é possível ficar vários dias por ali...São galpões enormes, com locomotivas, área de trabalho, biblioteca, arquivos, lojinhas, restaurante, cafeteria...


Área dos vagões da Família Real: Rainha Vitória, Elizabete, Alberto, etc. etc.







Vagão Correios: o trem nem parava para pegar o saco de correspondência, tinha "tipo" uma rede e era encaixada quando o trem passava. Ali dentro eles já distribuíam nos escaninhos e iam "jogando" os sacos nas estações respectivas: jogavam um e pegavam outro. Carteiro trabalhava dentro dos vagões.  

Trem-bala japonês, começou a operar em 1964 e tem esse nome pela aparência do nariz do trem com uma bala (de revólver!)

Interior do trem-bala

Locomotivas a vapor: em 1938 bateram o recorde de velocidade: 201,2 km/h  

Amostra do Túnel do Canal da Mancha e o trem (amarelo)



Estação de York: em curva
York tem muito mais para ver mas a estrada nos chama ... antes de sairmos o Sr. Dave trouxe pastas com fotos e documentos sobre a Segunda Guerra. 
De York fomos para Skipton onde fomos passear na feira e comprar petiscos para comer: tortas de carne e de cebola com queijo! Sábado dia de movimento nas cidades, muita gente circulando, tomando sol (quando tem ...) em qualquer lugar e fazendo pic-nic até no banco da praça!





Janelas sempre caprichadas

Passamos vários apuros em estradinhas minúsculas, inclusive tendo que dar ré ...




Quem anda em boa companhia ... é bem visto!


J a g u a r
  A próxima parada é Haworth: terra de Emily Bronte e família: escritora de "O Morro dos ventos Uivantes".
Na verdade ela nasceu em Thorton (1818)  e seu pai foi ser vigário da Igreja da Inglaterra (Anglicana) em Haworth. 
Morreu de tuberculose em 1848 aos 30 anos. Era a mais introvertida dos irmãos e pouco se sabe dela.
Está enterrada na Igreja de Sao Michel e Todos os Anjos, a mesma onde seu pai foi pároco por muitos anos.





Village Bronte











Nosso destino é encontrar algum camping, sem @ não conseguimos pesquisar sobre os campings que tem por onde passamos. Da estrada vimos a placa Full mas entramos assim mesmo (de novo ...) dentro de fazenda. Puxa daqui e de lá arrumaram um canto para a gente se encostar. Como é bom quando dá tudo certo ainda mais com chuva, frio e vento.  Boa noite e até amanhã. Beijos.

Nenhum comentário:

15-10-2017 - Arganda del Rey - Madri - Granada

Um belo domingo de sol! Outono calorento! Céu azul! Hilário nos levou até o aeroporto Barajas 09:00 para “locar” um carro e bandear uns di...