sábado, 27 de julho de 2013

22 e 23.07.13 - Dias 97 e 98 - Londres - Cambridge

Despedidas e um até breve...de Londres...numa segunda-feira quente e acalorada. Estou me sentindo enganada com esse calor fora de hora (tudo bem É Verão...).
Esses dias parados em casa de pessoas amigas serve como câmara de descompressão, alivia o "estar" grudado o tempo todo, uma pausa refrescante! 
O destino é Cambridge, 120 km daqui, fazendo algumas curvas. Dificilmente vamos reto para algum lugar.
Saímos de Londres mais tranquilos do que entramos: pegamos a estrada certa desde o começo. Muito movimento mas sem o  perigo de pagarmos multa de novo: não passamos pelo centro da cidade. 
40 minutos depois já paramos para almoçar e compramos o jantar: nos mercados vendem um kit-almoço para dois: entrada, prato principal, sobremesa e vinho por 10 libras (R$ 35,00): em real pode ser caro mas em libras é bem em conta.
As estradas inglesas por enquanto não achamos um primor (não dá para competir com as alemãs), dá pro gasto. De certa forma tudo fica difícil com o carro na esquerda, na hora de fazer curva o Silvano não tem visão pois ele está do lado de dentro da estrada.  Não tem pedágios. 
Cambridge: cidade envolvida com ensino e educação, sinônimo de Universidade: tradicional, prestigiada e importante. Fundada em 1209 e o Rei Henry II concedeu em 1231 o monopólio do ensino.
É a Universidade com mais "Prêmios Nobel". Tem  8.614 professores para 18.396 alunos. Newton, Darwin, Keynes: passaram por aqui.
Prédios imponentes, enormes, faustosos, gramados extensos e muita ritualística nas aulas, banquetes e formaturas.
As regras do futebol saíram da Universidade em 1848.
O camping onde estamos fica a 5 km do centro.


Arrumamos as coisas e fomos de bicicleta para o centro. Fui um pouco temerosa porque tem bastante movimento e as ciclovias em alguns trechos vão no mesmo lugar que os carros.
Sei que "costumam" respeitar mas sou muito insegura de bici no trânsito, minhas reações são meio lerdas...
Cestas de vime para bici: típicas da região

Enfim: a cidade é cortada pelo Rio Cam (daí Cam Bridge, oh!!), colégios enormes com cara de colégio interno (quem estudou em um sabe), com quadrados enormes gramados e os prédios na volta.
King's College e Chapel (capelinha...)




Teto da "Capelinha"
O período é de férias (agora são as longas, de 6 semanas) mas a cidade além de universitária é um polo turístico. Muitos orientais e indianos na cidade.
Não consegui achar a proporção de alunos orientais, mas deve ser bem representativa. 
Restaurantes de todas as tendências orientais: desde os óbvios e normais chineses e japoneses, temos vietnamitas, cambojanos, "bangladeshianos", tailandeses, etc. A porção indiana também não faz feio, há muitos.
Um passeio tradicional é no Rio Cam: um barco de fundo chato - Punt - fazem o puntting - empurrando o barco com varas bem compridas, estão garbosos rapazes!






O Museu Scott é  Centro de Pesquisa sobre o Ártico e a Antartica, com memorial sobre as grandes expedições polares.








Outros colégios e museus ...




     





Museu Fitzwilliam









Se juntarmos as múmias do Louvre, do British e outros... o Egito tem razão quando reclama de volta os seus pertences. Em alguns casos "a desculpa" era que estavam se perdendo então levamos para proteger!!!


Do Jamie Oliver

Corpus Clock , baseado em modelo do século 18 e inaugurado pelo físico de Cambridge Stephen Hawking em 2008



Lanchinho básico


Não sei exatamente o que significa, mas na entrada de todo pub ou onde vende cerveja tem essa placa 
Ponte Matemática

Nenhum comentário:

15-10-2017 - Arganda del Rey - Madri - Granada

Um belo domingo de sol! Outono calorento! Céu azul! Hilário nos levou até o aeroporto Barajas 09:00 para “locar” um carro e bandear uns di...