terça-feira, 16 de julho de 2013

04 e 05.07.13 - Dias 79 e 80 - Timrá (S) - Estocolmo (S)

Esta quinta-feira começou animada: chovendo e o MH não pegava! Tentou, tentou e chegou-se a conclusão que faltava diesel de novo, o que havia colocado ontem já acabara! Um caminhoneiro estava parado e o Silvano foi pedir 2 lts que foram fornecidos e "regiamente" pagos! Ainda bem! Mais uma vez alguém escapou de sair estrada afora atrás do combustível...
5 km dali ... um posto ...  ufa! A ideia é rodar 430 km até a capital - Estocolmo. Vai ser puxado: chuva, vento, e por aqui muito caminhão.
Almoçamos em uma parada muito grande, na beira do mar, vários restaurantes e motorhome a rodo. Não nos cansamos de admirar a quantidade existente por todas as bandas.
Em um desvio da estrada pela primeira vez pegamos engarrafamento.
Chegamos em Estocolmo passava das 20:00. Camping bem localizado, perto do centro, embaixo de uma ponte, à beira de um canal, porém apertado e as instalações (banheiros e lava-louças) muito distantes. Enfim é o que se tem e sem @!  
Fomos até o Metro mais perto porque entendemos que por ali era possível acessar wi-fi, mas não conseguimos.





Dia seguinte, sexta-feira, fomos de bicicleta para o centro, fazer o primeiro reconhecimento. Vamos descompromissados, sem olhar muito os mapas.
Fizemos a beira do lago, cidade velha, igrejas, palácio real. Aqui como em outros locais: o sol faz todos se jogarem nas praças, gramados, onde for possível estão tomando lanche, fazendo pic-nic ou simplesmente "lagarteando". Sem preocupações com o que o outro faz.
Almoçamos no centro velho, passamos no Nobel Museum: com histórias dos laureados desde 1901.
Um pouco de história: Alfred Nobel (1833-1896) viveu em S.Petersburgo, Estocolmo e Paris. Era um pesquisador e inventor nato. A invenção da dinamite trouxe soluções para alguns problemas porém criou outros.
empresário idealista no fim de sua vida lhe ocorreu premiar pessoas que tivessem destaque nas áreas da Física, Química, Medicina, Literatura e Paz.
Muitos anos depois acrescentaram a área de Economia.
Já era muito tarde quando voltamos para casa, depois de passarmos no mercado. 
O banho nesse camping paga-se separado e é daqueles de apertar: sai água 10 segundos e para. Se você conseguir tomar banho com uma mão só, vai bem, se não...vai mal...   a  gente desiste do banho de raiva!



City Hall = Prefeitura


Família passeando







Catedral de Estocolmo, Globo de Velas para rezar pelo mundo

A primeira referência documentada é de 1279

Assentos reais: desenhados em 1684 









Um comentário:

Inara disse...

olá! já se foram 3 meses e estou muito saudosa!
o kevin viu as fotos desse post e acho que se deu conta que está com muita saudade tambem!

adorei as fotos de estocolmo, parece ser linda mesmo!

beijoss!

15-10-2017 - Arganda del Rey - Madri - Granada

Um belo domingo de sol! Outono calorento! Céu azul! Hilário nos levou até o aeroporto Barajas 09:00 para “locar” um carro e bandear uns di...