domingo, 30 de junho de 2013

30.06 e 01.07.13 - Dias 75 e 76 - Rovaniemi

Círculo Polar Ártico, domingo, jogo do Brasil x Espanha ....Hoje é dia de descanso, porque afinal ninguém é de ferro...
Levantamos tarde, fizemos um "brunch" e saímos para conhecer a cidade de bicicleta.
Primeiro lugar que fomos: estação ferroviária: os carros estavam esperando para embarcar no trem que vai para Helsinque. Uma pena que o motorhome não cabe no vagão, porque era uma boa opção voltar para Helsinque para ir para a Suécia. Visitamos o teatro, a biblioteca, rua de pedestres.
Paramos num bar-cafeteria, tomamos cidra e o Silvano assistiu o jogo Uruguai x Itália.
Voltamos para casa porque até conseguir fazer a TV funcionar já está na hora do jogo do Brasil x Espanha.
Antena instalada, jantamos e não pode gritar alto gol porque aqui são 6 hs a mais e o povo do camping já está dormindo, apesar do sol estar acabando de se por e a claridade é como se fosse 5 hs da tarde aí no Brasil ...

Aproveitando a chuva para a faxina

Tomando coca com os amigos ..

Vagão para carros

Vagão-dormitório

Biblioteca

Na segunda, dia 1, amanheceu chovendo. Fica naquela coisa: chove, para, limpa o céu, chove de novo.
Esperamos um intervalo da chuva e saímos com intenção de visitar o Papai Noel e atravessar o Círculo Ártico que ficam a 8 km do centro.
Chegamos na cidade e desistimos de ir, vamos amanhã.
Fomos para o Museu Artikum: maravilhoso! Pertence à Universidade da Lapônia, é interativo, explicativo, bonito.
Com várias salas mostrando como é a natureza, o clima, a culturas e as gentes que habitam regiões tão extremas e como estão se habituando com as mudanças climáticas.
A exposição "Os caminhos do Extremo Norte" - apresenta a vida, a história e a cultura dos lapões, ou, samis, mostrando também o vestuário, artesanato e músicas.
Tem biblioteca, sala multimídia, cafeteria e lojinha... dentro do Museu não pode tirar fotos.
Ficamos ali quase 3 hs e fomos embora porque fechou.
Jantamos no restaurante chinês e por hoje foi só.