domingo, 30 de junho de 2013

26 e 27.06.13 - Dias 71 e 72 - Kotka - Savonlinna - Kuopio



Bétulas
Consegui levantar cedo para fazer sauna. A sauna é uma tradição de "desde sempre". São 5 milhões de habitantes e conta-se que tem mais de 2 milhões de saunas...nas cidades grandes ainda tem as públicas, a lenha. Na zona rural  o comum é ter a sauna feita com troncos de madeira, separada da casa. Assim eles saem da sauna, se jogam na neve ou no rio e voltam prá dentro...
Levantamos acampamento em direção a Savonlinna. Vamos entrar na região dos lagos. Almoçamos em um posto na estrada  e fizemos mercado da semana. Não se pode comprar muita coisa, a geladeira não comporta.
Hoje rodamos bastante: 350 km. Não sei por quantos lagos passamos mas foram muitos. Problema de água eles não tem, já a energia é muito cara. Temos pago nos campings 6 euros por dia de eletricidade!
Passamos pelo lago Saimaa, o maior de todos (4.000 km²) e vimos o barco puxando uma jangada de toras. Não sei quantos metros tem aquela jangada mas parece ser muito grande.
Para resumir: são 187.000 com +- 100.000 ilhas só nos lagos...nem me perguntem quem contou!



Jangada de toras


Outra coisa que tem por aqui é árvore! Mas imagine muita árvore! Reflorestamento no país inteiro: abetos, bétulas e pinheiros. Mais de 70% é reflorestamento e 8% agricultura. Ainda não passamos por trecho sem reflorestamento, até nas ilhas dos lagos tem plantio de árvores.



Chegamos em Savonlinna tomamos um café, olhamos o castelo, o porto e fomos para o camping. Achei bem sem graça esse, é muito grande, em descida, meio com cara de desorganizado. internet prá variar não tem.
Silvano foi nadar no lago e depois subimos para a recepção para assistir jogo BR x URU.
Em Helsinque já não escurecia, aqui então é zero escuro. Precisa ter muita disciplina para deitar, olha-se prá fora e tem sol no horizonte se pondo quase meia-noite. É difícil deitar com essa claridade.  Como está muito calor não dá para fechar tudo e aí tem que decidir entre o claro e o calor!!





Que mimosos...aprendendo a nadar com os pais ...
  Na quinta, depois da sauna e do  banho de lago ... rumo a Kuopio, 190 km, paisagem de abetos, bétulas, pinheiros e lagos... muitos lagos.
Se a conta de 180.000 for correta, menos 30 = 179.970, é o que nos falta.
Almoçamos de novo em posto de estrada, que tem mercado, restaurante e livraria. Pela segunda vez sacamos $$ de caixa automático.


Lagos, laguinhos, lagões

Alface compra-se em vaso

Arremesso de celular!!
Igreja séc. 15 e cemitério




  Tem feito calor, chove, pára de chover...
Chegamos em Kuopio por volta de 16:00. Camping muito bom, e sempre cheios.
O que temos notado aqui na Finlândia é que os usuários de MH não são apenas casais de idade mais avançada. Por aqui muita gente nova e muita criança...fazia tempo que não víamos tantas crianças e muito cachorro também, de dois tipos: grande e muito grande! 




Preparando as toras para o barco levar para as indústrias
Nossa mesa: para não perdermos o rumo



Choveu e ventou muito. Boa noite. Beijos. Saudades.

Nenhum comentário:

15-10-2017 - Arganda del Rey - Madri - Granada

Um belo domingo de sol! Outono calorento! Céu azul! Hilário nos levou até o aeroporto Barajas 09:00 para “locar” um carro e bandear uns di...