domingo, 23 de junho de 2013

24 e 25.06.13 - Dias 69 e 70 - Helsinque - Porvoo - - Kotka

2a. feira - 140 km
Como o feriadão continua vamos embora ... Hoje tem início outras festividades que não entendi bem...tudo isso porque começou o Verão!
Até o poste é de design

O destino é Porvoo (em sueco Borga): segunda cidade mais antiga da Finlândia, séc. 15, fundada quando a Finlândia pertencia à Suécia. Mais tarde em 1809, quando a Rússia mandava, o Czar Alexandre  prometeu governar cumprindo a lei e sob a proteção divina.  Se ele assim o fêz não sei, essa parte da lição eu pulei.
Voltando:  Porvoo situa-se na beira do rio e forma um cenário: casas de madeira, as vermelhas predominam, mas as amarelas, verdes e cinzas também tem vez. Atualmente essas casinhas abrigam lojas, lojinhas, ateliês, cafés e restaurantes. E um cheiro bom de café inebriante! O finlandês, segundo pesquisas, é o que toma mais café. E café forte e de caneca grande!
fui comprar um pouco de café moído na hora, mas tive que desistir: 65 euros/kg!!!
Bem, andamos pelas 4 ruas de paralelepípedos, compramos chocolates e fomos almoçar. Eu de novo comi sopa de salmão.
Visitamos a catedral no alto do morro, com afrescos e barco pendurado no teto. A estátua do czar também faz parte do cenário da igreja: foi ali que proferiu o discurso citado acima.









Discurso do czar Alexandre I





Café e Chá

Seguimos caminho. Em Kotka demos uma volta e fomos para o camping que fica +- 5 km do centro.
Um lugar aprazível, gostoso, na beira da praia. Camping 4  estrelas!
Resolvemos ficar 2 dias por aqui. 



Cabaninhas para trocar de roupa


3a. feira
Pela manhã das 08:00-10:00 tem sauna finlandesa grátis. Bem que tentei mas não fui...Silvano "saunou", nadou e jogou mini-golfe...
Pedalamos um pouco de tarde e de resto não fizemos nada. 
Baixei uns aplicativos de geografia, aulas de inglês e alemão, dominó e temos nos divertido brincando. O que descobrimos é que os nomes dos países e capitais da África e Ásia dá um baile na gente!  
"Lendo" o jornal daqui vi uma notícia sobre Apucarana (PR), prá quem não sabe minha cidade natal, sobre importação de carne de cavalo. Só conseguimos entender o grosso da notícia, depois procurei na @ mas não localizei nada... 



  
Tchau!
       

3 comentários:

Inara disse...

ooh god!!! QUEENS OF THE STONE AGE em Helsinque amanhã!!!

Anônimo disse...

oi amigos lindas fotos tudo de bom Paulo, Janice Santa Maria do Herval.Abraços e bom passeio.

Inara disse...

que linda cidade essa Porvoo!!

15-10-2017 - Arganda del Rey - Madri - Granada

Um belo domingo de sol! Outono calorento! Céu azul! Hilário nos levou até o aeroporto Barajas 09:00 para “locar” um carro e bandear uns di...