domingo, 2 de junho de 2013

02.06.13 - Dia 47 - Varsóvia (PL)

Ainda Varsóvia ...Tempo nublado, chove um pouco, pára ...mas hoje não fez sol.
Saímos depois das 11 hs para o Museu da Insurreição de Varsóvia: quando os judeus se rebelaram contra os alemães no Gueto. Sabiam que dali iriam para os campos de concentração. Foram 63 dias de luta até o desfecho com a ordem para arrasar por completo a Cidade Velha, mais especificamente onde ficava o gueto. O Museu mostra quase que o dia-a-dia dessa luta com forças díspares mas também a vida civil, como as pessoas tentavam viver com dignidade. A forma como a imprensa trabalhava, as crianças que executavam ordens, levavam recados, participavam da luta. Objetos autênticos, réplicas, filmes, fotografias, armamentos. A réplica de um avião bombardeiro Liberator B-24J, mostra todo o trabalho dos paraquedistas.
Esse museu foi criado no 60º aniversário do levante e é um dos lugares mais visitados da capital.
Na área externa tem o nome das pessoas que morreram gravados no mármore e um caminho com fotos ampliadas e colorizadas da época. Em algumas fotos se percebe a tentativa das pessoas em viverem normalmente, sorrisos, olhares apaixonados, muita disposição para ajudar, solidariedade e desprendimento.
Enfim, um Museu que nos leva a manter acesa aquela interrogação acima de nossas cabeças. É difícil não se emocionar. E agora? Que faremos com essas informações?
No Museu tem um café que recria a década de 30: tomamos café e comemos pierogis, de novo.
Dali tomamos um tram e depois o ônibus 180, que tem um trajeto bem longo e passa por muitas atrações. Desce-se aonde interessa e depois de 20' passa outro. 
No Palácio Real de Lazienki se encontra a estátua de Chopin.  É uma obra reconhecida internacionalmente e das mais reproduzidas. Durante o verão as 12 e as 16 hs junto ao monumento são executados concertos com músicas de ...Chopin! Quando passamos estava tocando, descemos, ouvimos 2 músicas e seguimos.. Um ambiente encantador!
Seguimos viagem, passando pela residência presidencial e várias mansões.
O terminal é no Museu e Palácio Wilanów: era a residencia de verão do Rei Augusto II. É uma mistura de estilos, mas só andamos pelos jardins: uma mescla de vila italiana, com jardins italianos e com estilo inglês...deu prá entender? As fotos são mais elucidativas do que eu falando...
Circulamos, tomamos sorvete, visitamos um pouco do cemitério e pegamos o bus de novo.
Descemos na Cidade Velha, vimos mais alguns monumentos referentes à Varsóvia Judaica. Hoje foi dia de ficar macambúzio (ainda usam essa palavra??), pensar e andar mais um pouco.
Recomeçou a chuva, entramos no mercado para comprar pão e voltamos para casa.
Lanchamos, falamos com Ivy e Iris, fizemos o levantamento do roteiro para amanhã e os campings que por aqui são poucos. Mas sempre pode piorar, acho que na Lituânia vai ter menos ainda...
Ontem e hoje fiz o texto sobre ontem e anteontem aqui em Varsóvia, tentando aliviar as palavras, deixar um pouco mais leve mas perdi o texto antes de conseguir salvar. Por 2 dias seguidos ... na verdade não estou satisfeita com a escrita. Mas a situação é essa: a cidade é bonita, mas me deu um estranhamento danado com toda a história envolvida.  Isso porque só sei uns fiapos do que verdadeiramente aconteceu. Enfim, mexeu comigo e estou desassossegada.
Boa noite, já são 03:00, aqui amanhece 03:30 e os pássaros já estão cantando.     














Essa palmeira é de plástico, era para ser provisória, mas a "Instalação" ficou definitiva

Rua Nowy Swiat

No Parque Lazienki e Chopin


Palácio e Museu de Wilanów 







Nenhum comentário:

15-10-2017 - Arganda del Rey - Madri - Granada

Um belo domingo de sol! Outono calorento! Céu azul! Hilário nos levou até o aeroporto Barajas 09:00 para “locar” um carro e bandear uns di...