sexta-feira, 24 de maio de 2013

13.05.13 - Dia 27

Maur (CH) - Konstanz - Khel (D) - 300 km

Só prá variar, chuviscando, tempo chuvoso: sempre é uma desculpa para sair um pouco mais tarde. Afinal não temos hora marcada...
O visual é o característico: cidades pequenas, tudo no lugar, arrumado, flores nos jardins e janelas. Muita plantação de canola, o que dá um efeito muito bonito nos campos.
A fronteira Suíça-Alemanha é na cidade de Konstanz, uma das atrações mais visitadas, pelo Lago Konstanz e pela Ilha de Mainau onde tem um jardim mediterrâneo (palavras do folder) com jardins, jardim botânico, laranjais e castelo.
A temporada de visitação inicia-se agora na primavera, ainda estão dando os últimos retoques. Na verdade não entramos: tempo ventoso, chuvoso e friorento e ainda tinha que pagar muito caro....achamos que não íamos aproveitar! Quem sabe, na próxima.
Já que estávamos no estacionamento aproveitamos para almoçar antes de seguir viagem.
A cidade de Khel está na beira do Reno e na outra margem temos Estrasburgo, na França. Hoje pertence à França mas já mudou de mãos várias vezes. Alguns dizem que a cidade é a mais alemãs das francesas. 
Paramos no camping em Khel, muito bom, barato e com banho a E0,50 o minuto, o que dá +- R$ 1,40...
Nos instalamos e fomos dar uma volta na beira do Reno, famoso rio pelas plantações de uva e seus vinhos.
Para atravessar para a França, bem perto do camping tem uma passarela para pedestres que é um luxo: 2 pistas, ciclovia, estaiada e com bancos e mesas no centro para passar o tempo.
As duas beiras-rio passaram por uma revitalização em conjunto e agora na primavera tem competições, festivais, concertos. 
No local dessa passarela sempre teve uma ponte de madeira desde a época do início da peregrinação a Santiago. A localização de  Estrasburgo é estratégica para quem ia visitar Santiago. Do lado da Alemanha tem painéis informativos sobre as rotas, escultura do Santo e na ponte também tem uma placa explicativa. É sempre com emoção que encontramos esses Caminhos.
Nessa região do Reno tem muitos navios de cruzeiros, aqueles de 3-4 andares, largos, tipo barcaças mas muito bonitos e "chiques".
Bem por hoje é só. Me resta dormir...



Nenhum comentário:

15-10-2017 - Arganda del Rey - Madri - Granada

Um belo domingo de sol! Outono calorento! Céu azul! Hilário nos levou até o aeroporto Barajas 09:00 para “locar” um carro e bandear uns di...