sexta-feira, 24 de maio de 2013

11.05.13 - Dia 25

 Triesen e Vaduz (FL) - Maur (CH - Suíça) - 100 km.
A diária do camping vence 10:00, arrumamos as coisas e fomos para Vaduz de novo. Deixamos o MH no estacionamento da igreja, sábado não precisa pagar, o que ficou melhor ainda.
Subimos o morro do castelo a pé, dando voltas, subidinha brava com vários paineis explicativos no caminho. Sempre uma boa desculpa para ler e descansar. É interessante notar que nos quintais as pessoas tem plantação de uva, você vê vários quadrados com plantação ao lado das casas: produção particular. Do castelo, só as muralhas e as janelas fechadas para a "plebe rude" não enxergar a realeza, nem nos jardins, nada! É só pela vista e pelo exercício de subir aquele morrote.
Descemos por outro caminho, passamos na Casa vermelha: a primeira construção de Vaduz.
Casas charmosas, tetos enfeitados, janelas enfeitadas com flores, cortinas delicadas. Um deleite para os olhos!
Almoçamos comida chinesa, já que tem muitos orientais por aqui: os preços foram dignos da moeda: francos suíços (Liechtenstein tem acordo com a Suíça e utiliza a mesma moeda)... foram 40 euros=R$110,00 por 2 pratos de comida, tudo bem que era bastante comida, pedi para embalar para viagem e o jantar estava garantido, né!?!
Havia uma excursão de brasileiros passando por aqui e no restaurante conversamos com Maria Augusta e seu marido, ela funcionária aposentada da prefeitura de São Paulo.
Visitamos o Museu Postal e do Selo: interessantíssimo e bonito. A tecnologia da impressão de selos é bem desenvolvida aqui e uma das fontes de renda.
Saímos de Liechtenstein atravessando o Rio Reno e entrando na Suíça. Nesse ponto o rio tem uma ponte coberta (infelizmente não tenho foto) para pedestres.
Fomos por estradas secundárias beirando o Lago Walensee. Frio, garoa, vento.
Quase chegando em Maur, indiquei o caminho errado e teve mais uma "pequena" cena... mas chegamos no camping. Por pouco não tinha lugar, ficamos quase na saída. O banho: moeda de 0,50 CHF por minuto/R$ 1,40. Você coloca a moeda, molha-se, aperta o botão e a água pára, ensaboa-se e depois liga a água e enxágua. Fácil, fácil! Eu gastei duas moedas! O Silvano uma! Tinha a opção de não pagar: água gelada ...
Depois fomos dar uma volta por Maur: igreja, cemitério, várias casas em enxaimel. Jantamos e dormimos +- cedo. Não consegui falar no Facetime, mas tentei.
Amanhã vamos a Zurique de bus, que fica a 20 km do camping.
Boa noite. Beijos.





Subindo para o Castelo

As vinhas







Museu Postal

Museu Postal


Walensee - Suíça

Maur - Suíça - Camping pelo IPAD - À beira do Greifensee

Maur

Um comentário:

Inara disse...

uauu!! que lugar lindo, encantador!! e as casas são muito charmosas!!

e pra esse banho acho que eu precisaria de umas 5 moedas!

15-10-2017 - Arganda del Rey - Madri - Granada

Um belo domingo de sol! Outono calorento! Céu azul! Hilário nos levou até o aeroporto Barajas 09:00 para “locar” um carro e bandear uns di...