quarta-feira, 8 de maio de 2013

02.05.13 - Dia 16

Dresden - A "Florença do Rio Elba" - 70 km
No local onde dormimos pela manhã estacionou um caminhão-restaurante que tinha de tudo: de café, pão, wurst, comida. É para atender os caminhoneiros e viajantes. Silvano comprou pão com linguiça (wurst). Tomamos café e saímos. Como tem opção de ir pela auto-estrada ou por vicinais optamos pelas últimas, pois o trecho é bem pequeno.
Estamos sem GPS (acho que só nós 2 na Europa inteira anda sem GPS) e quando chega sempre rola um estresse e um "pequeno" bate-boca. mas no fim sempre dá certo. O problema é entender onde podemos parar pois tem estacionamento de todo modelo nas ruas: o problema não é a falta de gps, é a ignorância linguística a raiz de muitos problemas: tem estacionamento para moradores daquela rua, tem para todos com pagamento, tem para todos sem pagamento, tem só para carros e finalmente tem que achar onde podemos parar com o MH. Bem achamos, colocamos o papelito no parabrisa e fomos atrás da Oficina de Informações.
Na verdade a regra a ser seguida é: chegar em cidade de média para grande primeiro ir atrás do camping, depois voltar para o centro de transporte público. Daqui um tempo vamos colocar a teoria em prática, por enquanto é tudo anormal. Inclusive o fato de estarmos com o NOSSO MH na Europa!!
Dresden foi bombardeada em Fev/1945 e virou terra arrasada literalmente. Olhar as fotos em preto e branco da época da guerra é ficar chocado e boquiaberto com a capacidade do ser humano: como destrói e como reconstrói nos mínimos detalhes. A cidade ainda tem áreas vazias no centro, restos de edifícios, mas a grande maioria foi refeita de acordo como era.
A catedral - Frauenkirche - Igreja de Nossa Senhora, sobrou um pequeno portal, sendo reconstruída na década de 90 e 2000. Separaram as pedras que era possível reutilizar e a fachada é toda  pintalgada de pedras claras e as negras da antiga igreja. Forma um axadrezado claro/escuro bonito de ver, mas triste de pensar porque é assim.
Por dentro a igreja parece um grande teatro com camarotes, em vários andares.
Passamos por um prédio com a placa na entrada Prédio de 1721, destruído em 1945, construído em 2010. Na grande maioria das edificações nem é reconstrução é construção mesmo.
Muitos museus, castelos, palácios. Na beira do Rio Elba tem uma terrassa elevada para fazer o "footing". A mim lembrou Viena, pequena mas grandiosa.
A cidade tem muita rua de comércio, com lojas de grife, lojas populares, muita sorveteria, cafeteria e gente fervendo nas ruas.
Vale a pena ler um pouco sobre Dresden.
O camping que achamos fica 15' de ônibus, quando chegamos a recepção só abriria 17:00. Mas colocamos o MH no local, já fomos nos ajeitando e quando abriu a recepção já estávamos instalados. Tivemos que comprar o adaptador para o fio que vai na energia, provavelmente esse será o primeiro de muitos, pois alguns países usam tipos diferentes.
Bom camping, pequeno, banho com ficha e tempo limitado de 7'. Pagamos 6E pelo MH e 6E por pessoa = 24E (R$ 37,00) por dia. Bom!
Fui ao mercado, entro muda, saio calada mas tudo bem.
Até amanhã.

Frauenkirche

Mantas para cobrir as pernas

Rio Elba

Inara disse...

oba! tá cheio de fotos novas!!