quinta-feira, 15 de março de 2012

Dia 16 - LjubLjana (SLO) - Zagreb (Croácia)

15.03.2012 - quinta-feira
Vamos tentar colocar aqui em dia de trás para frente. Escrevi todos os tópicos mas vou escrevendo os dias anteriores aos poucos.
Não consigo escrever todos os dias. Anda-se muito de dia, quando chega a noite estou morta de canseira, louca para colocar os pés para cima, colocar as fotos aqui então acho muito dificultoso, tem que baixando uma a uma e demora um pouco cada foto.
Mas vamos ao dia de hoje.
Nossa intenção era ficar mais um dia em LjubLjana mas pela manhã nos avisaram que não tinha mais a possibilidade de ficar mais um dia no albergue. Esse albergue está entre os 5 melhores albergues segundo a Lonely Planet: uma antiga prisão restaurada por artistas e arquitetos, todo um contexto histórico foi preservado. Todos os dias tem um tour explicativo da época em que o prédio era utilizado como prisão.
O albergue chama-se Hostel CELICA, vale a pena procurar na @ e ler sobre ele.
Tomamos o café da manhã (incluído no preço, 22 euros/pp), bem reforçado, arrumamos as malas e fomos para a Estação Ferroviária. Deixamos as malas no locker e fomos andando pela cidade. Subimos de funicular até o Castelo. Uma vista esplendorosa, muito cuidado, torre com escada caracol (subo com medo, mas subo). 
Na beira do rio ...  tem um mercado, com colunatas seguindo a curva do rio, feira livre em frente e restaurantes e bares na volta.
Almoçamos por ali: carne de porco com batatas e o Silvano uma sopa de feijão, milho e carne (esqueci o nome).
Aliás aqui é a coisa mais fácil não saber o nome das coisas. Complicado demais da conta!!!!! Eles esquecem de usar a vogal e essa infinidade de consoante, H tem som, difícil!
Mas vamos tenteando em inglês, em mímicas e tudo dá certo. Na verdade nos locais turísticos quase todos falam inglês e nas ruas com quem tivemos que conversar também falam inglês.
Voltamos para a estação de trem, com saída 14:45 com destino a Zagreb (Croácia). Tinha a possibilidade de ir de bus, mas tendo trem não me ocorre a possibilidade de deixar de viajar de trem, mesmo que demore mais.
Só não estávamos muito certos de que não iam nos pedir visto para entrar na Croácia. As informações que localizei divergiam, mas a maioria dizia que não necessitava visto.
Quando chegamos em DOBOVA entra a polícia....olha, revira, coloca o passaporte para ler o chip, olha nossa cara, pergunta quantos dias vamos ficar, se somos turistas e ... carimbam o passaporte.
Aí o trem anda alguns metros para na primeira cidade da Croácia, entra a polícia, olha, pergunta, confere e carimba o passaporte. Ufa! Imagine alguns anos atrás, devia ser aterrador nessa hora! Deu tudo ok.
Quando chegamos a Zagreb descobri que tínhamos vindo no vagão de primeira classe, mas pagamos de segunda classe. Um erro involuntário e o bilheteiro não disse nada quando veio carimbar a passagem, valeu a viagem, apesar de bem curtinha. Chegamos 17:10.
No guichê de informações o rapaz também foi atencioso (não tanto como o de LjubLjana) e nos indicou o albergue bem pertinho da estação.
Cá estamos no Albergue em Zagreb, pagando mais caro por 2 dias do que pagamos por 3   dias em Veneza. O dinheiro aqui não é Euro, saímos da zona da Comunidade Européia. O dinheiro  chama-se Kuna e vale 1 Euro=7 Kunas. Pagamos 800 Kunas por 2 noites no albergue.
Não saímos, pois estamos um bocado cansados.
Em LjubLjana antes de embarcar compramos Burekas (é de comer...massa folhada com carne e outra de queijo, enormes) e na feira morangos e tomates de comer ajoelhados. Então comemos aqui no albergue mesmo.
Pelo que vi Zagreb tem um bocado de coisas a ver, visitar e muito para andar. Isso fica para amanhã.
Boa noite Ivy e Inara, Kevin e Iris, Átila.
Beijos a todos. 

Um comentário:

Inara disse...

Croácia, mas que inusitado!! Tava olhando aqui umas fotos no google de Zagreb e vi muita coisa interessante mesmo... cafés, docerias, tavernas, mercados de antiguidade, etc. Muita coisa pra ver! Bons passeios e se cuidem por aí!

Beijos saudosos!

15-10-2017 - Arganda del Rey - Madri - Granada

Um belo domingo de sol! Outono calorento! Céu azul! Hilário nos levou até o aeroporto Barajas 09:00 para “locar” um carro e bandear uns di...