quarta-feira, 30 de novembro de 2011

dia 19 - 30.11.11 - Apiaí (SP) - S. Francisco do Sul (SC)

Levantamos 08:30 e fomos ao café completo: completamente perdido: sem comentários tão pobrezinho era o infeliz...
Saímos do hotel e nos dirigimos para a Casa do Artesão. Casa que na época da Revolução Constitucionalista também serviu como enfermaria para os feridos. Casa bem restaurada, tudo muito limpo, organizado e bom atendimento.
As peças de barro, muitto bonitas, feitas com capricho. Faz tempo que não via peças tão bonitas. A marca registrada da cidade são moringas de tripé.
Em frente a casa do artesão tem um relógio de sol.
A estrada seguindo para Ribeira, divisa de SP-PR é exclusivamente por serra, um sobe e desce infindável.
Passando a divisa com o Rio Iguape, passamos por Adrianópolis, Tunas do Paraná e Bocaiuva do Sul. Uma região com muito reflorestamento, mas com estrada boa. Que me lembre nunca viajamos tantos kms em serra, muita serra, bonito mas cansativo.
Almoçamos em um "muquifo" de beira de estrada em Bocaiuva do Sul, com carne de porco da melhor qualidade.
Dali fomos para Colombo, cidade da grande Curitiba e via Rodoanel chegamos na BR 101.
O tempo começou a virar, o calor a diminuir.
Chegamos a São Francisco do Sul por volta das 18:00. Ana e Luis Fernandes estão bem, aguardando o nascimento do neto Mateus. Na sexta vão para São Bento do Sul para ficar com Carla.
Silvano saiu com Luis Fernandes e nós lanchamos em casa.
Eles chegaram por volta de meia-noite, conversamos mais um pouco.