sexta-feira, 13 de agosto de 2010

38. dia - Brasília (DF) - Barreiras (BA)

12.08.2010 - 4.900 km - 8 estados (RS, SC, PR, MS, MT, GO, DF, BA)
Deixamos tudo arrumado e saímos 06:00 hs. Demos uma volta pelo Eixo Monumental, paramos para foto na Catedral Metropolitana (que está em restauração), pegamos o Eixão Norte: a saída é via Sobradinho e Planaltina.
O trecho de hoje é com poucas cidades, esticadas de "nada" mas com visual bonito. Por volta de 09:00 hs Silvano deu uma "toradinha" e seguimos viagem. Nos disseram que a estrada está um "tapete", na verdade buracos "quase" não tem, mas nosso nível de exigência é muito baixo: sem um acostamento decente, em alguns pontos sem sinalização ou deficiente. Mas Silvano conseguiu imprimir um ritmo bom. Pensei em dirigir um pouco, mas como tinha muito chão pela frente e hora para chegar não arrisquei.
Almoçamos no Posto Rosário, 20 km depois de Posse, já em território baiano, distrito de Correntina.
Quando passamos por aqui, em outra viagem, viemos por Bom Jesus da Lapa, Sítio do Mato (terra do Iézio) e Correntina.
A paisagem continua sendo cerradão, parece-me que com o algodão predominando. Mas é muito algodão e uns pés bem rechonchudos, algodão por toda parte. Bonito de ver! E muitas barracas vendendo laranja orgânica (não comprei, quem sabe amanhã compro).
Próxima parada ,,, Luis Eduardo Magalhães - "Cidade do Agronegócio" (antes chamada Mimoso do Oeste), com cara de quem está em franco desenvolvimento, apesar das deficiências. Ao lado da BR-020 renques de palmeiras e árvores, que quando alcançarem o tamanho deixará uma bonita impressão ao visitante.
25 km depois de Luis Eduardo, para a esquerda temos o Santuário Ecológico das Cachoeiras: Acaba Vida (nome não muito sugestivo para diversão) a 20 km e do Redondo a 50 km, dentro de uma área de preservação permanente.
Atravessamos uma ponte de madeira (sempre fico de cabelos em pé, afinal o MH pesa mais de 6 toneladas), 1,5 km de terra e chegamos na Cachoeira Acaba Vida: um espetáculo!! Fazia tempo que não via uma cachoeira com tanta beleza, estamos na época da seca e as cachoeiras laterais estão bem fininhas, mas é de cair o queixo: 36 mts de queda.
A parte anterior às quedas também é encantador. O Silvano foi até o pé da cachoeira, eu não desci pois é muito íngreme e chegamos já passava das 17:00 hs.  No mirante voce vê o vale que se abre e tem uma névoa muito forte.
A água estava fria mas entramos para tomarmos banho, assim já resolvia esse compromisso. Logo escureceu e pegamos a estrada para Barreiras.
Essa parte estava bem mais movimentada do que o  trecho até Luis Eduardo.
Hoje foi o dia que mais rodamos - 700 km.
O quartel de Engenharia (4. BEC) fica às margens da BR 020: um HTO de qualidade, bonito, caprichado. Aliás não só o HTO, a Vila Militar também.
Não fomos para o HTO, dormiremos no MH (um pouco de economia ...). Participamos de um churrasco que os oficiais estavam fazendo. Depois viemos para o MH para eles conhecerem e tomarem um licor: Comandante Cel. Moura Gomes, sua esposa Vânia e o sub comandante.
Vânia é de Aquidauana (MS) e eles são amigo do Nogueira e Érica (Dourados-MS).

Consegui falar rapidinho com a Iris mas a ligação caiu e novamente a noite mais um pouco. A família de São Paulo chegava hoje a noite, com previsão de neve em Gramado amanhã.


Cachoeira Acaba Vida


                                         
Silvano e Cleci, Mauro Gomes e Vânia

Já é tarde! Boa noite.

2 comentários:

Unknown disse...

Lindas as fotos! Gostei do lance do banho, " liquidar este compromisso" heheheheheh....Beijusss

Marilia disse...

Nossa, que delicia de lugar!

15-10-2017 - Arganda del Rey - Madri - Granada

Um belo domingo de sol! Outono calorento! Céu azul! Hilário nos levou até o aeroporto Barajas 09:00 para “locar” um carro e bandear uns di...