sexta-feira, 30 de julho de 2010

21. dia : Várzea Grande - Chapada dos Guimarães - Vila Bom Jardim (Nobres)

Saímos de Várzea Grande 10:30 hs. Fui de carro com o Bao e a tia e a Liana foram no MH.
Na verdade fomos até o começo da Chapada: paramos no balneário Salgadeira, pois a intenção era encontrar água para as crianças se divertirem e refrescarem, e ali tem uma cachoeira e um riacho bem gelado.Um entorno belíssimo: é como se estivéssemos em uma boca de vulcão, para onde se olha se vê os paredões de arenito vermelho, que no por do sol adquire tons dourados.
Almoçamos ali mesmo: uma palavrinha sobre o cardápio regional: as crianças não aguentam mais galinhada, nem sei porque mas o prato em todo lugar é galinhada ou galinha no molho ... além do mais é galinha caipira e quem é da cidade acha o gosto da galinha caipira muito "diferente" ...
A gata hoje passou calor, e por falar em calor, precisamos olhar nossos vinhos para ver se não estão  virando vinagre.
A tia foi embora prá Várzea Gde 17:30 hs e nós saímos 18:00 hs, já escuro. Resolvemos ir para Nobres por uma estrada estadual, mais direto para a Vila Bom Jardim (distrito de Nobres), seriam 80 km de asfalto até a Usina do Manso e depois 50 km de terra. Foram 80 km de asfalto bem bom e zero movimento e pensávamos dormir ao término do asfalto. Quando chegamos na Usina, bem em frente tem um acampamento do MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens) e não teve condições de pernoitar por ali e nem coragem para tal.
Seguimos por 11 km atrás de uma placa de Pousada e depois de 40 km nada de pousada e nada de Vila. Uma estrada em alguns pontos bem aterradora, pois a noite os gatos são mais pardos ainda e o que é feio fica horroroso.  "Costelas de vaca" prá ninguém botar defeito, aterramento, estrada em vias de asfalto e toda revirada, terraplanada, desvios, buracos, pinguelas sobre riachos bem fundos. Enfim passei um medo danado. O carro batia muito, para terem uma idéia a pia do MH que é de granito descolou.
Mesmo assim os três dormiram quase o tempo todo.
Quando pensamos que estávamos chegando paramos em uma casa: resultado uns oito cachorros latindo sem parar, o dono saiu meio bravo pois estava dormindo e mal deu informação: faltava ainda uns 16 kms.
E já era 22:00 hs. Íamos sair rapidinho e aí aconteceu: a bateria pifou, morreu de verdade, nem pio.
Por sorte tinha uma leve inclinação e os quatro mosqueteiros: Kevin, Marco, Iris e eu - fomos empurrar as 6 toneladas. Empurramos e pegou até fácil.
Chegamos num buteco faltando 12 km para a Vila e ali ficamos. Dona Zilda nos forneceu energia, compramos algumas coisas em sua venda, fiz uma macarronada grudenta, jantamos, jogaram sinuca e fomos dormir.
Um pouco sobre Nobres: 145 km de Cuiabá, cerrado, alto pontencial ecoturístico, com grutas e rios de águas cristalinas (= Bonito,MS), flutuação, boia cross, cachoeiras, pesca e peixes, muitos peixes.
Na verdade as atrações (90%) são no distrito de Vila Bom Jardim, que fica a 50 km da sede do município e todas as visitações são através da venda de voucher em agências e algumas com guia obrigatório.
Bom por hoje é só e até amanhã.
(Escrito dia 29/07 porque lá não tem internet, pelo menos a Claro não tem)

Nenhum comentário:

15-10-2017 - Arganda del Rey - Madri - Granada

Um belo domingo de sol! Outono calorento! Céu azul! Hilário nos levou até o aeroporto Barajas 09:00 para “locar” um carro e bandear uns di...